A história da carne Angus no Brasil teve início já no começo do século XX, mais precisamente em 1906. No entanto, só ganhou o devido reconhecimento e destaque no cenário nacional nos últimos anos, em grande parte devido à crescente demanda pelos famosos cortes de carnes gourmet. Um erro comum é confundir a Angus como um tipo de corte, quando, na verdade, se refere a uma raça de gado de origem escocesa.
Decorreram mais de dois séculos desde a modificação da raça Angus, processo que contribuiu de maneira efetiva para a excelência da qualidade que é conhecida atualmente. Hoje, encontra-se animais desta espécie criados em quase todas as partes do mundo, entretanto, no Brasil, já podemos dizer que o rebanho Angus é o segundo maior no que tange ao corte da carne.
Por que a carne Angus tem conquistado cada vez mais o mercado brasileiro?
Apesar da predominância da raça Nelore, responsável pela maior parte da carne vermelha consumida no Brasil, há uma tendência crescente de espaço sendo conquistado por outras raças, entre elas, a Angus. Um dos principais responsáveis por isso é o marmoreio da carne Angus. Trata-se de uma característica que indica a presença de gordura entremeada na carne, que é ao mesmo tempo, um indicativo da qualidade e da suculência da peça.
Qual a diferença entre a carne Angus e outras raças?
Em contraste com a raça Nelore, em que a gordura habitualmente encontra-se concentrada em determinados cortes, a disposição da gordura na Angus ocorre de maneira mais distribuída, propiciando uma superioridade tanto em sabor como em maciez.
Além disso, a presença de uma camada de gordura nas peças, de 3 a 6mm, considerada ideal por especialistas, só acrescenta à qualidade do produto, garantindo uma carne suculenta, saborosa e macia.
Quais os diferenciais da carne Angus?
A carne Angus tem se consolidado como uma das melhores escolhas para um bom churrasco, e algumas de suas características principais são a maciez acima da média, um sabor único e marcante, uma suculência incomparável e seu marmoreio característico.
No Brasil, os cortes que mais ganharam destaque no preparo do famoso churrasco brasileiro são o Ribeye, Short Rib e a Picanha Angus. Tais especificidades culminam num churrasco inigualável, com a carne regada pela gordura derretida que espalha seu sabor e garante a maciez da peça.