Se alguma vez você se perguntou qual planeta do nosso sistema solar detém o título de maior número de luas, a resposta pode surpreender você. Apesar de Júpiter ser o maior planeta, quem ostenta o título de “mais luas” é Saturno.
Este conhecido planeta gasoso com anéis espetaculares é orbitado por mais de 80 luas de diferentes tamanhos e composições. Isso ultrapassa o número de luas de Júpiter que é de 53. Vamos mergulhar mais profundamente nesse fenômeno e descobrir, afinal, quantas luas Saturno tem exatamente?
A contagem mais recente de luas de Saturno inclui 53 satélites naturais já reconhecidos oficialmente, juntamente com outros 60 descobertos. Além desses, ainda há 29 luas em espera para terem suas descobertas confirmadas e nomeadas. Qualquer que seja o número exato, sabemos que as luas de Saturno são bastante diferentes entre si. Algumas de suas luas são maiores que Mercúrio, enquanto outras podem ser comparadas em tamanho com um ginásio de esportes.
Esse número é definitivo? Quantas luas Saturno possui?
Até o momento, o número total de luas de Saturno chega a 145. Além do tamanho, elas também variam em suas distâncias em relação a Saturno e na forma como interagem umas com as outras. Algumas luas viajam entre os anéis de Saturno, fazendo caminho entre os detritos. Outras ficam mais distantes do planeta. Há ainda aquelas que, por meio da atração gravitacional, conseguem “prender” as luas menores e mantê-las perto.
Quem foram os descobridores das luas de Saturno?
A história das descobertas das luas de Saturno remonta ao século XVII. Em 1655, o astrônomo holandês Christiaan Huygens observou Titã, a maior lua de Saturno, enquanto estudava os anéis do planeta. Mais tarde, entre 1671 e 1684, o astrônomo italiano Giovanni Domenico Cassini descobriu as luas Jápeto, Reia, Tétis e Dione.
Já no século XVIII, o astrônomo inglês William Herschel descobriu outras duas luas – Encélado e Mimas. Após 60 anos, novas luas foram descobertas, incluindo Hipério e Febe. Na década de 1960, a lua Jano foi descoberta pelo astrônomo francês Audouin Dollfus, seguida de perto pela lua Epimeteu, descoberta pelo astrônomo Richard Walker.
Destaques das Luas Saturninas
Entre as luas de Saturno, algumas merecem destaque. Titã, com seu diâmetro de 5.149,5 km, é a maior lua de Saturno e a segunda maior do Sistema Solar. Maior até mesmo que Mercúrio, Titã é o único corpo celeste, além da Terra, com líquidos em sua superfície na forma de rios, lagos e mares. Mas ao invés de água, os líquidos são compostos por metano.
Vale ressaltar a existência de Encélado, uma das favoritas na busca por vida extraterrestre devido a seus grandes rios de água congelada. Além de Encélado, Reia e Febe são ótimos exemplos da diversidade de características encontradas entre as luas de Saturno.
Sem dúvida, ainda há muito a descobrir sobre essas fascinantes luas e seus segredos. Certamente, com avanços na tecnologia de observação, esperamos expandir ainda mais nossa compreensão desses corpos celestes encantadores que orbitam Saturno.