Vestibular unificado para medicina da USP: o que você precisa saber
A Universidade de São Paulo (USP) decidiu dar mais opções aos candidatos ao curso de Medicina. A partir do próximo vestibular, a seleção para a graduação nos campi de São Paulo, Ribeirão Preto e Bauru será unificada. Antes, era necessário escolher uma das unidades durante a inscrição, sendo impossível concorrer em mais de um campus.
Pelas novas regras, na Fuvest 2025, o candidato poderá se inscrever na carreira de medicina e, depois, selecionar os campi de preferência. Assim, até quem não passar na primeira opção ainda estará concorrendo nas outras. A novidade é semelhante ao sistema adotado para outras carreiras na universidade, como Odontologia, que já possui vestibular unificado.
Novidades na segunda fase
Outra mudança no vestibular é a unificação das provas de conhecimento específico na segunda fase. As unidades da capital e Bauru possuíam apenas questões de três disciplinas. Em contrapartida, quem escolhesse Ribeirão Preto tinha uma avaliação com quatro disciplinas. A partir de agora, a prova terá questões de Biologia, Física, Química e Geografia, independente da unidade escolhida.
A unificação deve alterar o número de candidatos por vaga. A carreira de medicina é tradicionalmente a mais disputada na USP. Considerando o número de inscritos na Fuvest 2024, a relação candidato/vaga seria de 101,4.
A novidade também afetará a nota de corte na prova de primeira fase do vestibular. Na última edição, Medicina em São Paulo e Ribeirão Preto apresentaram a maior nota de corte, seguidos de Bauru.
A decisão de unificar a seleção de medicina foi tomada em reuniões entre o Conselho Universitário e cada unidade. Gustavo Monaco, diretor executivo da Fuvest, defende a medida como um “avanço notável”.
Outras formas de ingresso
Além do vestibular da Fuvest, existem outras formas de concorrer a um curso na USP: o Enem-USP, que usa a nota do Exame Nacional do Ensino Médio, e o Provão Paulista, específico para estudantes das escolas públicas do estado. No entanto, caso o candidato escolha medicina na Fuvest, não poderá optar pelo mesmo curso nessas outras duas seleções.