No meio das festas natalinas e da correria da época, muitos católicos podem se perguntar sobre o significado do Advento. Trata-se de um tempo de preparação para o Natal, iniciando quatro domingos antes da celebração, e é também o início do novo Ano Litúrgico católico. Em 2023, por exemplo, ele começará no domingo, 3 de dezembro.
O termo “Advento” vem do latim “ad-venio”, que significa “vir, chegar”. Ele se inicia no domingo mais próximo da festa de Santo André, que acontece no dia 30 de novembro, e se estende por quatro semanas.
O que simboliza o Advento?
A celebração do Advento é dividida em duas partes. Nas primeiras duas semanas, os cristãos são incentivados a meditar sobre a atuação do Senhor no fim dos tempos. Nas duas últimas semanas, a reflexão é sobre o nascimento de Jesus e a forma como ele impactou a trajetória da humanidade com o Natal.
Para enfatizar esse período de espera, a liturgia exclui alguns elementos festivos. Durante a Missa do Advento, por exemplo, o hino do Glória não é proclamado. O propósito de tais simbolismos é manifestar que durante a caminhada humana ainda falta algo para a plenitude, e somente com a presença do Senhor é que a Igreja poderá alcançar sua comemoração completa, que é simbolizada pela Solenidade do Natal.
Como viver o Advento de forma significativa?
Apesar de muitos católicos entenderem o Advento, alguns podem se sentir distraídos com as demandas do trabalho, as provas na escola, ou mesmo os preparativos para o Natal. Mas é vital recordar que a principal preparação durante esse período deve ser interna, o foco deve estar na expectativa da vinda de Jesus.
Nesse tempo, os cristãos são convocados a viverem intensamente algumas práticas particular, tais como: a vigilância na fé e na oração, na busca por reconhecer Cristo que vem através dos eventos e dos irmãos; a conversão, através da correção de suas próprias práticas para seguir nos passos do Senhor em direção ao Reino do Pai; o testemunho da alegria que Jesus traz, expressa através de um amor paciente e carinhoso para com os outros; a pobreza interior, de um coração aberto para Deus, como Maria, José, João Batista, Zacarias e Isabel; a alegria, na expectativa feliz do Cristo que vem e na certeza inabalável de que Ele não falhará.
Como é a preparação para o Advento na igreja católica?
A preparação para o Advento é dividida em duas partes. A primeira, que se estende do primeiro domingo do Advento até o dia 16 de dezembro, enfatiza a expectativa da vinda gloriosa de Jesus. Na segunda parte, que vai do dia 17 até o dia 24 de dezembro, o foco muda para a preparação mais imediata para o nascimento de Jesus. Esse período é marcado por uma combinação especial de alegria, preparação e penitência.
Durante todo o período do Advento, a Igreja insiste na dinâmica penitencial, através da simplificação dos ornamentos litúrgicos, pela moderação na música e pelo não entoar do Glória e do “Te Deum”, com exceções. Não se trata apenas de uma preparação externa, mas também de uma oportunidade de conversão pessoal e reconciliação com aqueles que temos conflitos.
Concluindo, o Advento não é apenas um tempo de espera, mas também um convite à preparação espiritual e à reflexão profunda sobre a dupla vinda de Cristo. Se vivenciado com sinceridade, é capaz de trazer uma profunda transformação pessoal e fortalecer nossos laços com a fé.