Serasa divulga que 43% da população tem nome sujo: você está na lista?
O Estado do Acre possui pouco mais de 43% da população adulta inadimplente, de acordo com um monitoramento feito pela Serasa no mês de março.
O Mapa da Inadimplência apontou, em março, que houve uma leve redução em relação a fevereiro, saindo de 43,67% para 43,66%.
Com este índice, o estado fica na 14ª colocação no ranking dos estados com mais inadimplentes. São consideradas inadimplentes pessoas que deixam de honrar algum compromisso financeiro assumido ao longo de um período de tempo.
Considerando a região norte, o Acre é o sexto colocado na lista encabeçada pelo estado do Amapá, que apresenta 52,24% da população adulta inadimplente.
Agora, em âmbito nacional, o Acre está próximo à média do país, que foi de 44,3% da população adulta inadimplente em março.
A maioria da inadimplência no Brasil está relacionada a cartões de crédito (29,34%), seguida por contas básicas como água, energia elétrica e gás (22,9%), depois estão as instituições financeiras (17%) e serviços (11%).
Situação na capital do estado
De acordo com um estudo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que foi divulgado em março deste ano, cerca de 78% das famílias do Acre têm dívidas, índice acima da média nacional, que é de 28% de famílias endividadas.
Segundo a Federação do Comércio do Acre (Fecomércio-AC), pouco mais de 11% das famílias diz não ter como organizar as contas.
Em âmbito nacional, 11,9% das famílias endividadas afirmam não possuírem condições de organizar suas dívidas. Em setembro do ano passado (2023), o percentual era de 13%.
Segundo a Fecomércio-AC, a maioria das famílias que não conseguem organizar os débitos apresentam renda de até 10 salários-mínimos.