O Santo do dia 16/01, celebramos a vida e a santidade de um dos mais notáveis membros da comunhão dos santos: São José Vaz. Quem é o santo do dia e qual é a sua história? Neste texto jornalístico, mergulharemos nas páginas da vida e na devoção desse santo ou santa, cujo legado continua a iluminar o caminho da fé para milhões ao redor do mundo. Acompanhe-nos nesta jornada de descoberta e inspiração, enquanto exploramos os feitos e a espiritualidade que tornam São José Vaz digno de ser lembrado e celebrado neste dia especial.
A paixão missionária de São José Vaz : Conheça sua história e legado
Como um fiel dedicado e persistente, São José Vaz construiu uma história de fé e trabalho incansável, que se manteve desde seu nascimento em Goa, Índia, em 21 de abril de 1651. Criado em uma família profundamente religiosa, desde cedo, despertou nele o desejo de se tornar um sacerdote e disseminar a palavra de Deus. Aos vinte e cinco anos, após a conclusão de seus estudos clássicos na Universidade de Goa e estudos filosóficos e teológicos na Academia de São Tomás de Aquino, realizou seu sonho de se tornar um sacerdote.
Em sua cidade natal, sem ter um ministério paroquial definido, dedicou-se à pregação em diversas paróquias e fundou uma escola de latim para futuros aspirantes ao sacerdócio. Este foi um marco importante da vida de São José Vaz, sinalizando sua dedicação à propagação da fé e sua paixão pela educação religiosa.
Uma missão de vida de São José Vaz: Ceilão
Com o passar do tempo, após tomar conhecimento sobre a situação dos católicos em Ceilão – um país onde a fé católica havia sido introduzida pelos portugueses -, ele sentiu o chamado para servir como missionário. Este país de grande importância histórica e cultural vivia sob dominação holandesa, que levou à perseguição dos católicos. Determinado, preparou-se para uma viagem ao Ceilão que somente aconteceria em março de 1686.
Será que São José Vaz conseguiu cumprir sua missão no Ceilão?
Após chegar ao Ceilão, devido à forte perseguição religiosa, São José Vaz teve que adotar um disfarce de servo e agir com extrema cautela para cumprir sua missão. Apesar das adversidades, manteve a fé e determinação inabaláveis, realizando missas em segredo e estabelecendo contatos com famílias católicas.
Sua presença foi eventualmente descoberta e, embora tenha conseguido escapar e mudar-se para a cidade real de Kandy, acabou sendo preso sob acusação de ser um espião português. Mesmo na prisão, continuou exercendo seu ministério sacerdotal, atraindo um número cada vez maior de fiéis que o visitavam.
Reconhecimento e legado de São José Vaz
Após sua libertação, São José Vaz expandiu ainda mais seu ministério, realizando missas e construindo igrejas, além de ajudar os pobres e doentes. Sozinho, ele conseguiu reorganizar a Igreja, tornando-a muito mais estável do que antes.
Sua jornada culminou em 16 de janeiro de 1711, quando faleceu aos 60 anos, após 24 anos de apostolado missionário em Ceilão. Sua fé inabalável, seu trabalho incansável e sua devoção a Deus são lembrados até hoje, servindo de inspiração para muitos.
Como foi a beatificação e canonização de José Vaz?
Vaz continuou sua missão até o seu falecimento em 16 de janeiro de 1711. Posteriormente tornou-se uma figura venerada globalmente. Foi beatificado pelo Papa João Paulo II em 21 de janeiro de 1995 e canonizado pelo Papa Francisco em 14 de janeiro de 2015. Ambas as cerimônias ocorreram em Colombo, no Sri Lanka, demonstrando ainda mais o impacto inestimável de seu trabalho naquele país.