O Santo do dia 05/03, celebramos a vida e a santidade de um dos mais notáveis membros da comunhão dos santos: São João José da Cruz. Quem é o santo do dia e qual é a sua história? Neste texto jornalístico, mergulharemos nas páginas da vida e na devoção desse santo ou santa, cujo legado continua a iluminar o caminho da fé para milhões ao redor do mundo. Acompanhe-nos nesta jornada de descoberta e inspiração, enquanto exploramos os feitos e a espiritualidade que tornam São João José da Cruz digno de ser lembrado e celebrado neste dia especial.
São João José da Cruz
Nascido na ilha de Ischia, Itália, em 15 de agosto de 1654, São João José da Cruz, batizado como Carlos Caetano Calosirto, é uma figura emblemática na história da Igreja Católica. Filho do nobre José e de Laura, desde cedo foi imerso nos ensinamentos religiosos, frequentando os colégios dos padres agostinianos em sua terra natal. Aos quinze anos, movido por uma profunda vocação, ingressou na Ordem dos Franciscanos descalços da Reforma de São Pedro de Alcântara, adotando o nome que o tornaria conhecido.
Com um zelo missionário incansável, João José da Cruz se destacou por sua participação ativa na construção de conventos, como o de Piedimonte d’Alife, onde, com as próprias mãos, trabalhou na edificação do que seria uma de suas maiores obras. Sua determinação e fé atraíram o apoio do povo, que inicialmente duvidoso, veio a vê-lo como um exemplo de dedicação e santidade. Ordenado sacerdote em 1677, sua vida foi marcada pela austeridade, humildade e um amor incondicional pelos pobres e doentes, seguindo o exemplo de São Francisco de Assis.
Sua liderança espiritual o levou a ser nomeado vigário provincial da Reforma de São Pedro de Alcântara, contribuindo significativamente para o crescimento espiritual da Ordem e da Igreja na Itália. Conhecido por sua vida de penitência e oração, São João José da Cruz manteve-se fiel aos princípios franciscanos até sua morte em 5 de março de 1734.
Beatificado em 1839 por Gregório XVI, São João José da Cruz deixa um legado de fé e serviço, ensinando que a verdadeira felicidade reside no amor e na união com Jesus Cristo, através da oração e do auxílio aos mais necessitados. Seu exemplo continua a inspirar fiéis ao redor do mundo, recordando-nos do valor da simplicidade e da entrega total aos desígnios divinos.