O Santo do dia 22/04, celebramos a vida e a santidade de um dos mais notáveis membros da comunhão dos santos: São Sotero. Quem é o santo do dia e qual é a sua história? Neste texto jornalístico, mergulharemos nas páginas da vida e na devoção desse santo ou santa, cujo legado continua a iluminar o caminho da fé para milhões ao redor do mundo. Acompanhe-nos nesta jornada de descoberta e inspiração, enquanto exploramos os feitos e a espiritualidade que tornam São Sotero digno de ser lembrado e celebrado neste dia especial.
São Sotero
São Sotero, cujo pontificado se estendeu de 166 a 175, viveu em uma época desafiadora para os cristãos. Ele assumiu a liderança da Igreja após a morte de S. Aniceto, durante um período em que a perseguição aos seguidores de Cristo era intensa e perigosa.
Natural da cidade de Fondi, na Campânia, Itália, São Sotero nasceu em uma família ligada à nobreza romana, seu pai chamava-se Concórdio. Sob sua orientação, a Igreja experimentou um notável crescimento durante o seu pontificado. Entre suas ações, Sotero ordenou diversos diáconos, sacerdotes e bispos, contribuindo para a expansão da fé cristã.
Enfrentando tempos difíceis, o Papa Sotero foi um destemido defensor da ortodoxia da Igreja. Ele enfrentou e condenou a heresia de Montano, uma doutrina que pregava um rigor excessivo de costumes, baseado no medo e pessimismo em relação ao fim iminente do mundo. Sotero reafirmou os princípios do Evangelho, destacando que, para o pecador arrependido, não há pecado que não possa ser perdoado.
Em sua missão pastoral, o Papa Sotero disciplinou a participação das mulheres na Igreja por meio das leis canônicas. Além disso, ele exerceu sua caridade de forma exemplar, buscando uma comunidade cristã baseada nos princípios dos primeiros seguidores de Jesus, onde “tudo era comum entre eles”. Sotero solicitava esmolas às dioceses mais ricas para auxiliar as mais necessitadas.
Sua ardente caridade estendia-se também aos cristãos perseguidos. São Sotero deixou registrado seu apoio corajoso em uma carta enviada aos cristãos de Corinto, confortando e encorajando aqueles que enfrentavam a iminência da morte. Provavelmente devido a esse apoio corajoso, São Sotero foi martirizado em 20 ou 22 de abril de 175, vítima da perseguição liderada pelo imperador Marco Aurélio.
Hoje, a Igreja celebra São Sotero em 22 de abril, recordando sua coragem, caridade e defesa intrépida da fé cristã em tempos difíceis.