De acordo com registros bíblicos, em particular o evangelho de Marcos, o sacramento da Ordem está diretamente ligado aos apóstolos e a sua relação com Jesus. Nesse evangelho, marca-se o momento em que Jesus convoca os apóstolos e concede-lhes a autoridade para ministrar ao povo, colocando-os como representantes do povo na ligação com Deus.
Para que serve o sacramento da Ordem?
O Catecismo da Igreja Católica classifica o sacramento da Ordem como a consagração do sacerdote, visivelmente marcada pela imposição das mãos do bispo e a oração consecratória. Além disso, ela representa a continuação da missão de Cristo, através do sacerdote que oferece o Corpo de Cristo pela salvação do povo.
Quem pode receber este sacramento?
O sacramento da Ordem é dividido em três graus: o episcopado (bispos), os sacerdotes e os diáconos. Este sacramento, conforme o Catecismo da Igreja Católica, é apenas concedido a homens, uma tradição que deriva da escolha de Cristo ao formar o colégio dos doze apóstolos.
Quais os seus efeitos?
Aqueles que são ordenados através do sacramento da Ordem recebem uma marca indelével, um carácter espiritual inalterável. Além disso, estão imbuídos da graça do Espírito Santo que lhes permite configurar-se com Cristo como Sacerdote, Mestre e Pastor. Em conclusão, o sacramento da Ordem é fundamental para a Igreja Católica, pois representa a autoridade concedida por Jesus aos apóstolos para ministrar ao povo e continuar Sua missão. É uma responsabilidade sagrada carregada pelos homens escolhidos, que devem dedicar suas vidas ao serviço de Deus e do Seu povo.