O tema em discussão de hoje é a pecuária, uma atividade produtiva de criação de animais com propósitos diversos, que vão desde a produção de alimentos como carne, ovos e leite até a produção de matérias-primas como peles, couros e lãs. Existe a pecuária de corte, leiteira ou de lã, e pode ser praticada de maneira extensiva ou intensiva.
O que é pecuária?
A pecuária é uma atividade econômica do setor primário que envolve a criação de animais. O propósito principal é a produção de alimentos como carnes, leites, ovos e mel. Além disso, também é utilizada para o fornecimento de matérias-primas utilizadas em outros setores produtivos, como couros, lãs e peles.
Tipos de pecuária
A pecuária não se resume apenas à criação de gado bovino, apesar desta ser a primeira imagem que surge à nossa mente. Na verdade, toda forma de criação de animais com fins econômicos e para alimentação se encaixa na definição de pecuária.
Existem diferentes tipos de pecuária, divididos de acordo com a espécie animal envolvida e a finalidade da criação. Temos, por exemplo, a pecuária bovina, suína, caprina e ovina, equina, bufalina, avicultura e aquicultura. A pecuária também pode ser categorizada de acordo com sua finalidade produtiva. Temos a pecuária de corte, que é destinada à produção exclusiva de carnes; a pecuária leiteira, voltada à produção de leite; e a pecuária de lã, que se concentra na obtenção de lãs de ovinos e caprinos.
Importância da pecuária
A criação de animais para alimentação e obtenção de peles desempenha um papel importante na sociedade humana há séculos. Com o passar do tempo, essa atividade se tornou uma fonte importante de renda para economias locais e nacionais, além de gerar diversos empregos, tanto diretos quanto indiretos.
Desde a carne, o leite e os ovos até os couros e as peles, produtos derivados da pecuária são altamente valorizados nos mercados de exportação de muitos países, como Brasil, Austrália, Argentina, Estados Unidos e Índia.
Problemas ambientais causados pela pecuária
A pecuária, embora seja economicamente importante, também pode causar diversos problemas ambientais. O desmatamento e a compactação do solo são alguns deles, além da emissão de gases poluentes na atmosfera.
Em processos que envolvem o gado bovino, por exemplo, resulta na emissão de gás metano (CH4), o qual contribui para o efeito estufa e, consequentemente, para o aquecimento global.
Antes de finalizarmos, é relevante mencionar que todos os dados apresentados neste texto são relevantes para o ano de 2023, levando em consideração as estatísticas e informações atualizadas para esse período. Lembrando que a pecuária, como toda atividade humana, possui impactos e consequências que precisam ser gerenciados de forma responsável para promover a sustentabilidade e o equilíbrio ambiental no longo prazo.