As recentes enchentes no Rio Grande do Sul causaram uma devastação imensa, especialmente na Região Metropolitana. Segundo o último boletim da Defesa Civil, 149 pessoas morreram, 806 ficaram feridas e 112 moradores ainda estão desaparecidos. Mais de 600 mil gaúchos estão desabrigados em 435 cidades atingidas. No total, mais de 1,9 milhão de pessoas foram afetadas pelas fortes chuvas, enfrentando a falta de água, energia elétrica, alimentos e sinal de internet.
A Associação de Batistas para Evangelismo Mundial (ABWE) é uma organização missionária que busca compartilhar o amor de Deus e prestar assistência humanitária em diversas partes do mundo. No Brasil, a ABWE está focada em levar ajuda e esperança para as comunidades afetadas por desastres naturais e outras crises. Os missionários da ABWE trabalham em estreita colaboração com líderes locais para fornecer recursos e apoio espiritual, ajudando a aliviar o sofrimento das pessoas em momentos de grande necessidade.
Missionários fornecem recursos e esperança às igrejas
Por conta das enchentes no Rio Grande do Sul, os missionários da ABWE estão atuando de maneira crucial para oferecer ajuda humanitária e apoio espiritual. Randy Richner, missionário da ABWE no Brasil, destacou a devastação causada pelas enchentes e a necessidade urgente de ajuda. Junto com líderes locais, a missão está fornecendo recursos para igrejas que estão abrigando moradores desabrigados.
O pastor Pierre, da Igreja Batista Feitoria, descreveu a situação caótica enfrentada na semana passada: “Vários bairros da nossa cidade de São Leopoldo e cidades vizinhas foram inundados e muitas casas estão completamente submersas. As pessoas ainda estão sendo resgatadas com barcos. Muita gente perdeu tudo, o negócio, a renda, tudo!”. Apesar da situação desoladora, ele expressou a intenção de ser um canal do amor de Deus para ajudar as pessoas.
Randy Richner também levou a esperança do Evangelho aos afetados, incluindo a sogra do Pastor Pierre, Noemi, que havia perdido tudo. “Não, você não perdeu tudo. Você tem Jesus, então você tem tudo”, disse Richner, encorajando a moradora. Randy e seu colega missionário, Joel Richner, estão comprando alimentos para abastecer igrejas locais que agora servem de abrigo, além de doarem cestas básicas e roupas para a comunidade. Scott Russell, diretor da ABWE na América Latina, ressaltou a necessidade urgente de água potável, alimentos e produtos de higiene pessoal.
Além do suporte físico, os missionários estão oferecendo apoio espiritual. Um morador desabrigado, que planejava tirar a própria vida, desistiu após a intervenção de outras pessoas e agora está recebendo apoio em uma igreja local. Randy Richner pediu aos cristãos de todo o mundo que continuem orando pelo Rio Grande do Sul, enfatizando a importância dessas orações.
A missão da ABWE no Rio Grande do Sul exemplifica a combinação de ajuda prática e espiritual, proporcionando recursos e esperança às comunidades afetadas pela tragédia das enchentes.