Governador do RJ anuncia novo concurso temporário para professores
Em um movimento estratégico para preencher lacunas temporárias e específicas na educação, o governador Cláudio Castro confirmou a abertura de 4.293 vagas temporárias para professores no Estado do Rio de Janeiro. Este plano, voltado para o biênio 2024-2025, busca oferecer um reforço qualificado nas escolas estaduais em diversos níveis de ensino.
A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc RJ) será a principal beneficiada com a inserção desses profissionais, que será distribuída entre docentes I e II, com cargas horárias que variam de acordo com a especialização e o nível de ensino. Este esforço visa maior cobertura e qualidade do ensino nos anos mais determinantes para a formação básica dos estudantes.
O que você precisa saber sobre o novo concurso para professores no RJ?
Detalhes da distribuição das vagas: A grande maioria das vagas, exatamente 3.053, será para docentes I com uma carga de 18 horas semanais. Este grupo será encarregado do ensino nos anos finais do ensino fundamental e médio. Adicionalmente, haverá 1.200 vagas para uma carga de 30 horas semanais na mesma função e nível de ensino. A novidade deste ano inclui 40 vagas destinadas a docentes dos anos iniciais do ensino fundamental, estes atuarão diretamente nas Diretorias Regionais Pedagógicas de Unidades Prisionais e Socioeducativas.
Quem pode se candidatar às vagas?
Para candidatar-se ao posto de professor dos anos iniciais do ensino fundamental, é requisitado ao menos o nível médio na modalidade normal ou licenciatura plena em Pedagogia. Já para as funções de docente I nas turmas de anos finais, os candidatos deverão possuir licenciatura plena nas áreas correspondentes às disciplinas do currículo oficial da Seeduc.
Condições e regras para os candidatos ao concurso Seeduc RJ
É importante destacar que os interessados em participar do processo seletivo não devem possuir matrícula ativa na Secretaria de Educação, nem ter firmado contrato temporário com a mesma nos últimos 12 meses. Essas condições visam garantir a renovação e a diversificação no quadro de profissionais temporários, promovendo inclusão e igualdade de chances para novos participantes.
Adicionalmente, conforme a lei nº 10.363, publicada recentemente, é possível a contratação temporária de até 15 mil professores, o que corresponde a cerca de 30% do total de efetivos da Seeduc RJ. Anteriormente, este limite era de 20%, evidenciando um aumento significativo na permissão para contratações temporárias, visando atender à demanda emergente por educação qualificada em todo o estado.
Este conjunto de medidas reforça o comprometimento do governo estadual com a educação, a utilização criteriosa de recursos e a busca contínua por melhorias no sistema de ensino público. Portanto, a expectativa é que esse novo concurso contribua significantemente para a composição de um ambiente educacional mais inclusivo e eficaz.