Garanta R$ 700 todos os meses no INSS sem ter contribuído nenhuma vez
Uma iniciativa do governo federal, que tem por objetivo proporcionar um suporte financeiro para pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), está ajudando beneficiários que desejam ingressar no mercado de trabalho.
Assim, o programa oferece um suporte para a inclusão laboral, sem que os beneficiários percam a segurança financeira do BPC.
O Benefício de Prestação Continuada é um benefício assistencial garantido pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS).
O BPC é destinado a idosos acima de 65 anos, como também a pessoa com deficiência de qualquer idade, que não possui meios de prover a própria subsistência. Para acessar o benefício o cidadão deve apresentar uma renda familiar inferior a um quarto do salário mínimo vigente por pessoa.
O BPC é administrado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), sendo fundamental para o sustento de muitos brasileiros em situação de vulnerabilidade.
O Auxílio-Inclusão foi desenvolvido para beneficiários do BPC que conseguem emprego e, consequentemente, poderiam perder o pagamento do benefício original.
Dessa forma, esse auxílio possibilita que a pessoa com deficiência mantenha um suporte financeiro, mesmo começando a trabalhar, ao receber metade do valor do BPC.
Quem pode receber o Auxílio-Inclusão do BPC?
O Auxílio-Inclusão atende pessoas com deficiência que são beneficiárias do BPC. Além disso, é preciso possuir renda mensal per capita inferior a 1/4 do salário mínimo e ter iniciado uma atividade remunerada, recebendo até dois salários mínimos.
A solicitação do Auxílio-Inclusão pode ser realizada de forma automática pelo INSS, quando detecta que o beneficiário começou a trabalhar. Contudo, se isso não ocorrer, o beneficiário pode solicitar manualmente.
A solicitação pode ser realizada por telefone, ligando para o número 135. Depois, basta seguir as instruções automáticas para chegar à opção de solicitar ou consultar sobre o Auxílio-Inclusão.
Além do telefone, você pode acessar o portal ou o aplicativo Meu INSS. Depois, selecione “novo pedido”, busque por “auxílio-inclusão”, siga as instruções e finalize o pedido.