Ensino profissionalizante: Lula anuncia 100 novos institutos federais
O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou nesta terça-feira (12) a criação de 100 novos institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) pelo país. A previsão é de que a ação acrescente 140 mil novas vagas, a maioria delas destinadas a cursos técnicos integrados ao ensino médio.
O plano de expansão foi lançado e vai cobrir todas as unidades federativas do Brasil. O projeto representa um investimento de 3,9 bilhões de reais em obras nos institutos federais, provenientes do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Deste valor total, 2,5 bilhões são destinados à instalação de novos campi e 1,4 bilhão para melhorias em unidades já existentes. Estas melhorias incluem a construção de refeitórios, ginásios, bibliotecas, salas de aula e a aquisição de equipamentos.
Na cerimônia de lançamento no Palácio do Planalto, Lula falou sobre a importância do investimento na educação e destacou a relevância da formação profissional para as mulheres, especialmente aquelas que vivem em contexto de violência doméstica.
Lula afirmou que ninguém gosta de ser pobre e que é através da educação que tanto homens quanto mulheres podem alcançar o estado de cidadania. Para as mulheres em situações de vulnerabilidade, a formação profissional possibilita que se caminhe para além de um ambiente doméstico e se conquiste independência financeira e emocional.
A seleção dos municípios
O ministro da Educação, Camilo Santana, explicou os critérios de seleção dos municípios que receberão os novos campi. A escolha baseou-se em vazios demográficos, a proporção de matrícula de ensino técnico ofertado em cada estado e o número de institutos por população em cada estado.
A região que receberá o maior número de novos IFs é o Nordeste, com um total de 38 campi espalhados entre seus nove estados. Em seguida, vem a região Sudeste, com 27 novos campi, e a região Sul, com 13 novos campi.
De acordo com o governo, até 2002, o Brasil tinha 140 escolas técnicas. Em 2008, durante o seu segundo mandato, Lula sancionou a Lei nº 11.892/2008, instituindo a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e criando 38 institutos federais.
Com a adição de mais 100 novos campi, a rede aumentará seu total para 782 unidades, sendo 702 campi de IFs. Este crescimento representa um avanço significativo na oferta de cursos técnicos e profissionalizantes.