Eleições nos EUA: saiba quem está na frente na opinião pública
Faltam seis meses para as eleições presidenciais dos Estados Unidos e alguns temas como guerras, imigração, aborto, entre outros, confundem o eleitor indeciso.
Assim, esses assuntos em alguns momentos favorecem, e em outros complicam, as campanhas de Joe Biden e Donald Trump.
Ambos estão praticamente empatados nas pesquisas nacionais. Dessa forma, existe a diferença de 1.5 ponto percentual para o republicano, segundo a média obtida pelo site Real Clear Politics.
Contudo, nos Estados Unidos a eleição é conquistada no Colégio Eleitoral, e Trump lidera, com variações entre 1 e 5.4 pontos percentuais, a corrida nos sete estados indefinidos: Carolina do Norte, Pensilvânia, Arizona, Geórgia, Michigan, Nevada e Wisconsin.
É importante destacar que o panorama é incerto, pois a percepção dos eleitores variou muito nos últimos quatro anos.
Eleições nos EUA
O desgaste do cargo atinge Biden agora, como afetou Trump há quatro anos. Assim, sobre as questões relacionadas à imigração, o ex-presidente ataca o atual.
O republicano ainda promete aos eleitores realizar deportações em massa, como também criar campos de detenção de imigrantes sem documento e acabar com a cidadania por direito de nascença.
Essas são medidas extremas que Trump promete com o objetivo de combater o fracasso de Biden para lidar com o aumento recorde nas travessias na fronteira entre EUA e México.
No caso de Biden, o atual presidente busca capitalizar temas que são caros para uma boa parcela do eleitorado, como a preservação do direito ao aborto, que foi anulado pela supermaioria conservadora na Suprema Corte e delegado aos estados.
Além de outros temas, como a proteção da democracia ou a redução dos custos da saúde. Contudo, o presidente está em dificuldades com a coligação democrata que o elegeu. De acordo com algumas pesquisas, jovens e a comunidade árabe-muçulmana estão se afastando de Biden.