Dono da ‘Casa dos Ventos’ é o único brasileiro na lista de bilionários da Forbes
Em 2025, o número de bilionários no mundo atingiu um novo recorde, com 3.028 pessoas possuindo um patrimônio de pelo menos 1 bilhão de dólares. Este aumento foi impulsionado por 288 novos membros que se juntaram ao clube, provenientes de 33 países diferentes.
Esses indivíduos, em sua maioria empreendedores, investidores ou herdeiros, acumulam uma fortuna coletiva de 680 bilhões de dólares, com uma média de 2,4 bilhões por pessoa.
Uma tendência notável entre os novos bilionários é que cerca de 70% deles construíram suas fortunas por conta própria, principalmente no setor de tecnologia. Este setor continua a ser um dos mais lucrativos, com 46 novos bilionários emergindo dele. Os Estados Unidos lideram o ranking com 103 novos bilionários, mantendo sua posição de destaque no cenário global.
Mário Araripe na lista
Mário Araripe, o único brasileiro a entrar na lista de bilionários em 2025, é o fundador da Casa dos Ventos, a maior desenvolvedora de energia renovável do Brasil. Com uma fortuna estimada em 3 bilhões de dólares, Araripe é o principal acionista da empresa e compartilha a liderança com seu filho, Lucas Araripe.
Antes de se dedicar ao setor de energias renováveis, ele teve sucesso nos setores imobiliário, têxtil e automobilístico, vendendo a fabricante de veículos off-road Troller para a Ford em 2006.
Em 2023, a Casa dos Ventos firmou uma parceria significativa com a TotalEnergies, que adquiriu 34% do portfólio de geração de energia da empresa, avaliado em mais de 2 bilhões de dólares. Hoje, a Casa dos Ventos é responsável por um terço dos parques eólicos em operação no Brasil.
Destaques entre os novos bilionários
Entre os novos bilionários, destacam-se figuras conhecidas do entretenimento e dos negócios. Arnold Schwarzenegger, famoso ator e ex-governador da Califórnia, acumulou um patrimônio de 1,1 bilhão de dólares. Bruce Springsteen, renomado cantor e compositor, também entrou para a lista com uma fortuna de 1,2 bilhão de dólares.
Jerry Seinfeld, comediante e criador de um dos seriados mais icônicos da televisão, possui um patrimônio de 1,1 bilhão de dólares, graças a shows de stand-up e acordos lucrativos com plataformas de streaming.