Curso NR35 – Trabalho em Altura Senai – Inscrição
O Senai é uma instituição que oferece os mais variados cursos e um deles é o curso NR35 voltado ao trabalhador que executa suas funções a mais de 2 metros de altura. Ele é fundamental, pois contem todas as técnicas além das formas de manuseio e uso dos equipamentos de segurança destinados a protegê-lo.
Através dele o trabalhador saberá planejar, organizar e executar as medidas de segurança para que sua saúde seja garantida. Isso vale tanto para os trabalhadores que estão envolvidos diretamente com a atividade ou indiretamente.
É com o intuito de proteger o trabalhador que o Ministério do Trabalho determina a sua realização. Quem faz esse curso terá a oportunidade de conhecer todas as normas e regulamentos que são aplicados ao trabalho em altura. Também aprenderá a fazer uma análise do risco e das condições impeditivas; quais os acidentes típicos que ocorrem ao trabalhador em altura; quais os equipamentos de proteção individual deve usar bem como selecionar, fazer sua inspeção, conservar e limitar o uso.
Também saberá quais os potenciais riscos que são inerentes a atividade realizada nas alturas e das medidas para prevenir e ter controle. Ainda conhecerá as condutas que devem ser adotadas numa situação emergencial com noções de técnicas de resgate e ate primeiros socorros.
Quem pode se inscrever
O curso NR35 oferecido pelo Senai é voltado aos trabalhadores que realizam suas funções acima dos 2 metros de altura e que tenha risco de queda. O Ministério do Trabalho determina que todos esses profissionais realizem esse cursos a fim de protegerem a si e aos demais colegas.
Para se inscrever é importante que o trabalhador tenha completado 18 anos e pelo menos o 5º ano do ensino fundamental. Também é importante que o mesmo tenha aptidão para realizar o trabalho em altura além do ASO – Atestado de Saúde Ocupacional.
Inscrição
O Senai possui diversas unidades que estão espalhadas em todo o território nacional. Cada uma delas abre inscrições para os mais variados cursos em épocas diferentes. Por esse motivo, para saber quando serão abertas as inscrições é preciso entrar em contato com a unidade mais próxima. Isso pode ser feito pessoalmente ou através do telefone.