Confira quais os alimentos que devem subir de preço após as enchestes no RS
O estado do Rio Grande do Sul é responsável por boa parte da produção de alimentos do Brasil. No entanto, o estado tem sido afetado por fortes chuvas, o que resultou em uma verdadeira tragédia.
Por causa da enxurrada, parte da produção foi afetada. A situação gera receio em relação ao abastecimento de todo o país.
O Rio Grande do Sul é responsável pela produção de cerca de 70% do arroz. Além disso, o estado ainda produz grãos como milho e soja. Considerando a perda de parte da produção, a expectativa é de que os alimentos sofram com uma inflação nos próximos meses.
Segundo a XP Investimentos, a alta no preço dos alimentos deverá chegar a 4,5%. Considerando o período antes das chuvas, a previsão era de que esse aumento fosse de 3,8%.
Alimentos que devem encarecer
O preço mais afetado pelo aumento deverá ser o do arroz. Contudo, também são previstos aumentos para outros produtos, como frutas, carnes e leite, trigo e até mesmo ração animal.
Além desses, também devem sofrer com aumentos itens como massas, farinhas, féculas e panificados além de óleos e gordura.
Com o objetivo de reduzir ou tentar impedir o aumento dos preços, o Governo Federal decidiu fazer a importação de alguns alimentos, como é o caso do arroz.
De acordo com o Governo Lula, a medida tem como objetivo evitar que o preço seja aumentado por causa de um eventual desabastecimento. Dessa forma, a recomendação é de que os consumidores não façam estoques dos alimentos.
Ao fazer isso, o consumidor ajudaria a aumentar a especulação sobre o aumento dos itens. O Governo Federal também tem adotado várias medidas para auxiliar a população afetada pelas enchentes, como o pagamento de benefícios de forma antecipada, como o Bolsa Família, por exemplo.