Como criar um Currículo – Passo a Passo
De acordo com os especialistas a elaboração de um bom currículo lhe garante 50% da vaga de emprego, já os outros 50% deve ser conquistado na entrevista pessoal ou dinâmica de grupo, mas para elaborar em currículo atrativo e bem organizado para garantir sua chamada para o processo de seleção é necessário tomar alguns cuidados no momento de selecionar os dados que entram nele.
Tenha calma ao organizar as ideias, a ideal sempre é distribuir as informações por tópicos, desta forma o recrutador consegue identificar as informações com mais precisão no momento em que for ler seu documento que não pode ultrapassar dez segundos.
A clareza e objetividade sempre ajudam depois que o candidato separou as informações corretamente por tópicos, exemplo, formação acadêmica, experiência profissional, deve observar a estética dos documentos estes itens devem ser separados em blocos com letras maiores, utilizando uma letra grande para o nome, mediana para os blocos e pequenas para as informações.
Outra informação importante são as datas de início e término de trabalho nas outras empresas, coloque-as em ordem cronológica decrescente, ou seja, os mais recentes em primeiro lugar e acrescidos do tempo que ficou em cada instituição, isto facilita a leitura do recrutador deixando-o satisfeito com o que esta lendo.
Como deve ser a apresentação?
Neste momento existem muitas dúvidas e as mais comuns são, se é necessário colocar documentos pessoais, endereço, foto, redes sociais, e entre outras coisas. Um currículo bem estruturado recebe as seguintes informações, nome completo, a data de nascimento, endereço, e-mail e telefones de contato, somente estão informações são necessárias e ajudam no momento da chamada para seleção.
Referente à foto, não é necessário colocar amenos que seja uma solicitação da área, alguns locais pedem para que o candidato coloque foto, caso isso aconteça ela deve seguir o padrão RG, fundo neutro e deve conter apenas você na foto, nada de amigos, familiares ou animais de estimação, e também não fazer uma cara séria e carrancuda, pode sorrir na foto, não existe nenhum problema nisso.
Formação acadêmica ou escolaridade
Devemos colocar Escolaridade para candidatos que estão realizando ou já terminaram o ensino fundamental ou ensino médio, já a formação acadêmica serve para as situações de cursos ou graduação e certificados de especialização, neste caso o candidato deve especificar se é completo ou em andamento e em qual área esta estudando.
Quem tem apenas formação escolar deve elabora o currículo de forma contraria, após as informações, pessoais, e objetivo coloquem as experiências profissionais e depois a escolaridade, esta é uma forma de chamar a atenção do selecionador, oferecendo mais experiência já que não possui certificação na área.
Com se expressar no currículo?
A linguagem deve ser clara, e o candidato deve usar palavras do seu conhecimento, se o currículo é simples não adianta no resumo profissional colocar uma linguagem técnica. O documento é sua vitrina e situações desconexas como esta fazem com que o recrutador não queira continuar lendo o seu documento, se concentre em divulgar em poucas palavras seus estudos e experiências.
Cursos como organizá-los?
Os cursos complementares como os idiomas, computação e entre outros, devem ser colocados em blocos diferentes da sua formação escolar ou acadêmica, mas caso os seus cursos não tenham ligação com a candidatura é melhor não colocar.
Exemplo, você esta enviando sua candidatura para uma vaga de corretor e nos seus cursos consta um curso de cabeleireiro, esta adição pessoal não irá contribuir para a vaga que esta buscando no momento, sendo necessário se decidir qual área deseja atuar.
Cursos realizados pela internet podem ser inseridos no currículo, e caso o candidato deseje especificar em poucas palavras os cursos é uma boa dica, no máximo duas linhas, mas caso exista muitos cursos não relate nada, apenas coloque o curso que fez, lembre-se que o selecionador tem apenas 10 segundos para ler este documento.
Devo ou não devo falar como sou?
Os especialistas garantem que não é necessário colocar este tipo de informação, parte da sua personalidade é identificada na entrevista, o currículo deve ter apenas informações pessoas, sua formação, cursos, experiência profissional, mas deve conter sempre o objetivo o cargo pretendido.
Neste caso, se o candidato esteja interessado em mais de um não relate todos, neste momento não coloque objetivo, deixe esta informação e seu desejo para o momento da entrevista acrescentando as suas habilidades e disposição.
Com todas as ideias bem organizadas e currículo bem formatado, faça uma leitura de todos os blocos e veja se não esta faltando nada, além disso, observe se existe algum erro de português ou linguagem informal, estes pequenos elementos ajudam muito no ato da leitura.