Os trabalhadores registrados na iniciativa privada estão familiarizados com o PIS, que é o Programa de Integração Social e que serve para registrar várias informações do profissional durante a sua carreira, além de haver um pagamento periódico.
No entanto, os trabalhadores do serviço público também têm um equivalente: trata-se do PASEP, que significa Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público. A finalidade é a mesma e é muito importante que todos acompanhem o valor acumulado em cada um dos fundos.
Saber quanto se tem acumulado de PIS ou de PASEP dá ao trabalhador uma perspectiva mais realista para que ele possa fazer os seus planos financeiros.
Porém, para esse tipo de informação, é claro que é necessário saber qual é o número desses registros. A seguir, a forma de fazer a consulta usando o celular.
PIS
A consulta do PIS pode ser feita de maneira bem rápida usando o portal do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). É só fazer o seguinte:
- Ir ao site do CNIS clicando AQUI
- Dar um clique na opção “Cidadão”
- Selecione “Inscrição”
- Clique em “Filiado” e complete o formulário
- Surgirá a informação de que o sei PIS já está cadastrado e, dentre os dados mostrados, estará o NIT
- O NIT é exatamente a mesma numeração que corresponde ao PIS
Uma vez que se sabe qual é o número do PIS, é preciso usar o aplicativo Caixa Trabalhador para consultar os benefícios trabalhistas que são reunidos por esse documento e o valor.
PASEP
A consulta do PASEP é bem mais fácil e os trabalhadores da iniciativa pública só precisam usar o site do Banco do Brasil para saber quanto têm para receber.
A seguir, a forma de saber a quantia a receber:
- Clique AQUI
- Coloque a sua data de nascimento junto ao CPF
- Se preferir, consulte diretamente com o seu número PASEP, que é encontrado nos documentos profissionais
- Clique em “Não sou um robô”
Cabe dizer que não dá para consultar o PASEP em outro banco que não seja o Banco do Brasil.