Em uma notícia revelada no Vaticano, 2024 verá 13 cardeais alcançando a marca de 80 anos, tornando-os inelegíveis para participar de futuros conclaves, de acordo com as leis da Igreja Católica. Atualmente, o Sacro Colégio – a assembleia eclesiástica de cardeais da Igreja Católica – possui 132 eleitores e 108 não eleitores. Caso não haja alterações, o número de cardeais com direito a voto diminuirá para 119 no final de 2024, um abaixo do máximo estabelecido pelo Papa Paulo VI e mantido pelo Papa João Paulo II.
Quem são os Cardeais que completarão 80 anos?
O primeiro a completar 80 anos no próximo ano será o Arcebispo Emérito de Abuja, Nigéria, Cardeal John Olorunfemi Onaiyekan, no dia 29 de janeiro. Este cardeal é um ex-presidente da Conferência Episcopal da Nigéria e da SECAM, uma organização que reúne as conferências episcopais da África e de Madagascar. Outros cardeais notáveis que também atingirão a marca em 2024 incluem o arcebispo de Huancayo, Peru, Cardeal Pedro Jimeno Barreto, o Bispo de David, Cardeal José Luis Lacunza Maestrojuán, e o Vigário Apostólico de Vientiane, Laos, Cardeal Louis-Marie Ling Mangkhanekhoun.
Consequências da faixa etária de 80 anos
Com 80 anos, os cardeais não só se tornam inelegíveis para participar nos conclaves, como também não podem votar em qualquer questão que seja colocada à votação do Sacro Colégio. Isto significa que as decisões a serem tomadas pelo Sacro Colégio em 2024 e em datas posteriores poderiam ser influenciadas por este influxo de “aposentadorias”.
Olhando para o Futuro
Apesar das inevitáveis mudanças que estas “aposentadorias” trarão, o futuro do Sacro Colégio continua a ser promissor. A Igreja Católica continuará a criar novos cardeais, garantindo a continuidade e a vitalidade desta importante instituição. Contudo, será interessante ver como estes novos cardeais trabalharão juntos e que tipo de influência terão na direção da Igreja. A questão permanece: Como as mudanças demográficas no Sacro Colégio afetarão a sucessão papal e a direção futura da Igreja Católica? Só o tempo dirá. Para mais informações sobre a igreja católica e atualizações sobre o Sacro Colégio, fique atento.