Colegas de classe: mãe e filho passam no mesmo vestibular e viralizam
Vitor Gabriel Cagol, de 17 anos, e Irene Cecília Cagol, de 51 anos, mãe e filho, conquistaram juntos suas vagas no curso de Engenharia Elétrica na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). A aprovação de ambos no mesmo curso foi uma surpresa.
Segundo Gabriel, a mãe estava receosa, pois havia ficado muito tempo sem estudar. Vitor foi diagnosticado com epilepsia com menos de dois anos de idade, e conta que tem crises fortes às vezes, fazendo com que Irene dedique a maior parte do seu tempo aos cuidados dele.
Apesar dos obstáculos, Irene decidiu voltar aos estudos mais de 20 anos após a conclusão do ensino médio. Com Vitor, ela estudou intensamente por três meses no cursinho pré-vestibular gratuito oferecido pela Unioeste, culminando na concretização de seu sonho: ser aprovada no vestibular junto com o filho.
Inclusive, a área de estudo escolhida foi influenciada pelo filho. “Ele gosta muito de robótica, e a área que mais vai fazer ele se aproximar desse gosto dele, para desenvolver os projetos que ele tem, que ele já faz”, contou Irene ao G1.
Desafios da jornada
Vitor foi classificado em ampla concorrência no 10º lugar, e Irene alcançou o segundo lugar nas vagas destinadas a Pessoas com Deficiência (PCDs), por ser portadora de fibromialgia. A aprovação da mãe deixou Vitor muito orgulhoso, especialmente pelos obstáculos enfrentados.
Apesar das dificuldades, Irene está orgulhosa de ter conquistado a vaga com o filho e destaca que nunca é tarde demais para se dedicar aos estudos. As aulas na Unioeste começam em julho deste ano, e eles já têm planos para essa nova etapa juntos.