CNH SOCIAL 2023 – Regras, Como ter direito

A quantidade de pessoas que desistiram de tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) devido aos seus altos preços é enorme no país todo.

Com certeza, uma das maiores despesas que as pessoas têm quando decidem dirigir é justamente com a emissão da CNH, já que é necessário ter aulas práticas e teóricas e, depois, ser aprovado no teste de direção.

Essas etapas são pagas e é por isso que muita gente, mesmo podendo dirigir, acaba não conseguindo emitir o documento.

Para dar oportunidade a esses indivíduos, existe a CNH Social, que serve para abater o custo da carteira de habilitação.

Ajuda a vida profissional das pessoas também

Muita gente, ao pensar em dirigir, lembra-se apenas da comodidade de não precisar usar transporte público. Contudo, esquecem-se de que ter uma carteira de habilitação traz até mais chances profissionais às pessoas.

Afinal, se um indivíduo está desempregado formalmente, ele pode fazer viagens em app de transporte privado, desde que tenha CNH.

Também é possível atuar como motorista particular ou até com van escolar, tudo isso com a carteira de habilitação.

Dessa forma, quem ainda não conseguiu pagar pela CNH por causa dos altos custos deve sim informar-se sobre a CNH Social!

 

Para quem ela é oferecida?

Há alguns cidadãos que têm o perfil para receber a CNH Social, como:

 

  • Receber menos de dois salários mínimos mensais – em R$ 2023, isso significa menos de R$ 2.600 (inclui ex-detentos e agricultores)
  • Ser alfabetizado
  • Fazer parte do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico)
  • Ser maior de idade
  • Estar há 12 meses ou mais sem trabalhar de forma registrada
  • Para quem tem crianças, é obrigatório que elas sejam alunas da rede pública, ou seja, que estejam em instituições municipais ou estaduais

 

A CNH Social não isenta o interessado de fazer as aulas

 

É fundamental deixar claro que o fato de a pessoa ser contemplada com a CNH Social não quer dizer que ela não terá de passar pelos testes práticos de direção. Da mesma forma, continua sendo obrigatório que ela passe pelas provas teóricas.

Inclusive, não há redução no desempenho mínimo para a obtenção do documento: continua sendo necessário ter um aproveitamento adequado para que a carteira de habilitação seja liberada.

No entanto, se a pessoa for reprovada, não terá ajuda do governo de novo para a realização de novas aulas. Desse modo, quem solicita a CNH Social não pode reprovar.

 

Como pedir a CNH Social

O SEST SENAT é o órgão que costuma oferecer a CNH Social e é preciso buscar o site da região. Depois, haverá uma área onde se vê esse documento em gratuidade e basta fazer o pedido.

É fundamental garantir que todas as formas de contato cadastradas estão atualizadas porque o SEST SENAT manda mensagens, telefona ou envia um e-mail para comunicar que a CNH Social foi concedida.

Assim, se a pessoa não for encontrada, ela perderá o documento gratuito e pode haver restrições para uma nova solicitação ao SEST SENAT.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.