Bolsa Família reduzido em maio: saiba se seu CPF foi prejudicado
O calendário de pagamento do Bolsa Família em maio já foi divulgado e os beneficiários podem conferir as datas dos depósitos. Contudo, os repasses deste mês terão a redução do pagamento.
O valor depositado será menor para as famílias que também têm direito ao recebimento do Auxílio Gás, pois não haverá o repasse em maio.
O Auxílio Gás é um benefício do Governo Federal que ajuda famílias de baixa renda com a compra do gás de cozinha. O valor do benefício é variável, em abril, a parcela foi de R$ 102. Contudo, como o pagamento é bimestral, ou seja, ocorre a cada dois meses, não será feito o repasse em maio.
Além disso, também vão receber uma parcela menor as famílias que se enquadram na Regra de Proteção do Bolsa Família.
De acordo com essa regra, se a família que já está no programa aumentar a sua renda em até meio salário mínimo por pessoa, ela não perde o direito ao benefício.
Assim, ela ainda continua dentro do perfil para o Bolsa Família e pode permanecer no programa por até 24 meses. Contudo, durante esse período a família vai receber apenas 50% do valor do benefício a que teria direito.
Calendário de pagamento do Bolsa Família em maio
Descubra quando terá o pagamento do Bolsa Família em maio, segundo o último dígito do NIS, Número de Identificação Social, do responsável familiar:
- Beneficiários com o final do NIS 1: 17 de maio
- Beneficiários com o final do NIS 2: 20 de maio
- Beneficiários com o final do NIS 3: 21 de maio
- Beneficiários com o final do NIS 4: 22 de maio
- Beneficiários com o final do NIS 5: 23 de maio
- Beneficiários com o final do NIS 6: 24 de maio
- Beneficiários com o final do NIS 7: 27 de maio
- Beneficiários com o final do NIS 8: 28 de maio
- Beneficiários com o final do NIS 9: 29 de maio
- Beneficiários com o final do NIS 0: 31 de maio