Bolsa Família no Caixa Tem – Consultar, Saldo
Aproximadamente 22.000.000 de indivíduos são beneficiados com um programa de transferência de renda que existe há 20 anos: o Bolsa Família.
Essa é uma quantia em dinheiro que costuma ser empregada para a manutenção de necessidade básicas, como moradia, remédios, alimentação e outras contas. Para a sua solicitação, é preciso apresentar determinada renda per capita.
No entanto, uma vez que as pessoas conseguiram o Bolsa Família, uma dúvida bem comum diz respeito a como saber o saldo do benefício.
Para quem estiver precisando saber quanto há de saldo no Bolsa Família, aqui estão as devidas instruções.
Dá para acompanhar pelo Caixa Tem
O Caixa Tem é um aplicativo elaborado pela Caixa Econômica Federal, banco responsável por fazer os pagamentos aos beneficiários.
Com o Caixa Tem, quem recebe o Bolsa Família consegue fazer a movimentação do dinheiro e ainda consultar qual é o seu saldo de meses anteriores. Inclusive, é bem simples usar o Caixa Tem, sem contar que ele pode ser encontrado gratuitamente na Play Store e na Apple Store.
E como ver o saldo?
Para quem não tiver uma conta na Caixa Econômica ou não se lembrar, é só digitar o CPF. Para correntistas, é indicado colocar a conta e a agência.
No alto da tela haverá a opção “Mostrar saldo” e é só dar um clique nela para saber quanto foi pago de Bolsa Família naquele mês. Se for preciso informações adicionais, é bem simples: clicando em “extrato”, também é possível verificar quais foram as eventuais retiradas feitas do saldo.
É de fundamental importância que quem recebe o Bolsa Família fique atento com relação a essas movimentações para que, se for preciso, seja possível comunicar a Caixa Econômica Federal.
Quem pode requisitar esse benefício?
Para que o pedido de Bolsa Família tenha deferimento, é importante que a renda per capita não passe de R$ 218. Para definir isso, é preciso somar a renda passível de comprovação (registrada) de todas as pessoas que compõem a família.
Depois, divide-se essa renda pela quantidade de pessoas que moram no mesmo imóvel e, se esse resultado não passar de R$ 218, é possível sim solicitar o Bolsa Família.
Ressalta-se que qualquer composição familiar é passível de receber o benefício do Ministério do Desenvolvimento, desde que se tenha o foco no limite de renda per capita.
Como fazer o pedido
Para a requisição do Bolsa Familia, é preciso que se procure o Centro de Referência em Assistência Social ou CRAS. Basta que uma pessoa da família faça o pedido do benefício, portando os documentos de quem reside na casa com ela.
No geral, são 45 dias para que o governo federal informe aquele cidadão se ele poderá receber o Bolsa Família. Destaca-se que quem tem o benefício deferido tem de seguir algumas normas para que ele não seja bloqueado, como deixar as crianças devidamente vacinadas e as gestantes manterem sua presença em todas as consultas de pré-natal.
Se não houver cumprimento, pode ocorrer bloqueio completo.