Bolsa Família, Bolsa Estudantil e mais: saiba como garantir benefícios no Cadúnico
O Cadastro Único (ou CadÚnico) do Governo Federal desempenha um papel relevante na sociedade. Serve como uma ponte que garante o acesso das famílias de baixa renda aos diversos programas sociais do governo. Para além das famílias mais pobres, o CadÚnico também atende a comunidades tradicionais e a grupos específicos como indígenas, quilombolas, ribeirinhos e à população em situação de rua.
Segundo o governo federal, podem participar do Cadastro Único as famílias que vivem com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa. Famílias com renda acima desse valor podem ser cadastradas para participar de programas ou serviços específicos.
Como se cadastrar no CadÚnico
A inscrição é gratuita e deve ser feita presencialmente no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou outro posto de atendimento do município. O responsável pela família deve estar munido dos documentos de todos que residem na mesma casa. Entre os documentos necessários, estão CPFs, documento com foto do responsável pela unidade familiar e comprovante de residência – preferencialmente a conta de luz.
Benefícios garantidos pelo CadÚnico
Ao fazer o cadastro, a família estará apta a receber diversos benefícios propostos pelo Governo Federal. Dentre estes, estão:
- Bolsa Família;
- Benefício de Prestação Continuada (BPC);
- Tarifa Social de Energia Elétrica;
- Programa Minha Casa, Minha Vida;
- Programa Renova;
- Poupança Ensino Médio;
- Carteira da Pessoa Idosa;
- Água Para Todos (Cisternas);
- Isenção de Taxa em Concursos Públicos.
Importante frisar que, além dos programas federais, muitos estados e municípios possuem seus próprios programas sociais, os quais também usam o Cadastro Único para selecionar os beneficiários. Logo, consulte o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou o Posto de Cadastramento de sua cidade para obter informações mais detalhadas.