A vida dedicada ao serviço dos mais necessitados: Santa Maria Domênica Mazzarello | Santa do Dia 13/05
A Santa do dia 13/05, celebramos a vida e a santidade de um dos mais notáveis membros da comunhão dos santos: Santa Maria Domênica Mazzarello. Quem é o santo do dia e qual é a sua história? Neste texto jornalístico, mergulharemos nas páginas da vida e na devoção desse santo ou santa, cujo legado continua a iluminar o caminho da fé para milhões ao redor do mundo. Acompanhe-nos nesta jornada de descoberta e inspiração, enquanto exploramos os feitos e a espiritualidade que tornam Santa Maria Domênica Mazzarello digna de ser lembrada e celebrada neste dia especial.
Santa Maria Domênica Mazzarello
Nascida em 9 de maio de 1837, na pequena cidade de Mornese, Itália, Maria Domênica Mazzarello dedicou sua vida ao serviço dos mais necessitados, deixando um legado inspirador que perdura até os dias de hoje. Filha de camponeses, Maria Domênica aprendeu desde cedo o valor do trabalho árduo, auxiliando seus pais nos afazeres domésticos e nos vinhedos.
Seus pais, cristãos devotos, tinham uma preocupação especial com a educação de seus filhos, contando com a influência do padre Domingos Pestarino para a formação espiritual de Maria Domênica. Aos dezoito anos, ela se juntou à Pia Sociedade das Filhas da Imaculada, um grupo dedicado ao cuidado das meninas desfavorecidas e à catequese.
Durante uma epidemia de tifo em 1857, Maria Domênica cuidou dos doentes, mesmo contraindo a doença e ficando debilitada. Essa experiência a levou a buscar outras formas de ajudar as jovens da comunidade, e assim surgiu a ideia de abrir uma sala de costura. Nesse espaço, além de aprenderem a costurar, as meninas eram ensinadas a amar a Deus e Nossa Senhora, vivendo na presença deles.
A iniciativa da sala de costura evoluiu para a fundação do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, as Irmãs Salesianas, com o apoio do padre João Bosco. Maria Domênica foi eleita superiora e liderou o crescimento e expansão do instituto pela Itália, Europa e América.
Em 13 de maio de 1881, aos quarenta e quatro anos de idade, Maria Domênica faleceu, deixando um legado de amor e serviço aos mais necessitados. Seu trabalho e dedicação foram reconhecidos pela Igreja, e ela foi canonizada pelo papa Pio XII em 1951. A veneração de Santa Maria Domênica Mazzarello ocorre no dia da celebração de Nossa Senhora de Fátima, uma homenagem à fundadora que partiu ao encontro do Pai Eterno nessa mesma data.