Chuvas no Rio Grande do Sul retornam e preocupam moradores; veja a previsão

Após um breve intervalo de três dias, as chuvas retornam ao cenário do Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (16). Segundo os prognósticos emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão aponta para garoa pela manhã, seguida pelo retorno das precipitações, inicialmente pelo noroeste, percorrendo depois o norte, centro e nordeste da região.

A notícia, embora traga consigo a esperança de regularização dos recursos hídricos, também acende um alerta entre os moradores locais. Após as recentes tempestades, os níveis dos rios e do lago Guaíba, na região metropolitana de Porto Alegre, vêm apresentando uma caída. No entanto, a expectativa é de que as chuvas desta vez não sejam tão intensas, minimizando, assim, possíveis transtornos para os habitantes do estado.

A meteorologista Cátia Valente, da Sala de Situação da Sema-RS (Secretaria Estadual do Meio Ambiente), detalha que os volumes de chuva devem variar entre 20 e 40 milímetros ao longo do dia, com possibilidade de aumento na intensidade na sexta-feira.

Apesar disso, ela tranquiliza a população ao afirmar que os riscos de alagamentos são baixos, especialmente nas áreas de divisão com Santa Catarina, onde os volumes podem atingir até 80 milímetros.

Preocupações decorrentes as chuvas anteriores

A preocupação persiste devido ao solo encharcado pelas chuvas anteriores, o que pode aumentar a probabilidade de deslizamentos de terra e quedas de barreiras em áreas já fragilizadas. Portanto, mesmo com a previsão de chuvas menos intensas, a cautela permanece como uma medida importante para mitigar possíveis danos.

De acordo com o Inmet, as chuvas devem persistir até sexta-feira, acompanhadas por pancadas e trovoadas isoladas. O fim de semana também não promete uma trégua completa, com previsão de céu nublado e muitas nuvens no sábado e no domingo, com possibilidade de novas pancadas isoladas.

Temperaturas

Na quarta-feira anterior (15), mesmo com a presença do sol em todo o estado, as temperaturas foram bastante baixas, com mínimas registradas em diversos municípios. Em Quaraí, na divisa com o Uruguai, os termômetros marcaram apenas 0,2°C, enquanto em São José dos Ausentes a mínima chegou a 1°C durante a madrugada.

Em Santana do Livramento e Vacaria, os termômetros também registraram temperaturas baixas, com mínimas de 1,9°C e 2°C, respectivamente.

A serra catarinense não escapou do frio intenso, especialmente em São Joaquim e Bom Jardim da Serra, onde as mínimas atingiram 1,6°C. Nesta quinta-feira, o dia iniciou com temperaturas igualmente baixas, com previsão de frio na região sul, na campanha e na serra.

Cátia Valente reafirma que o frio persistirá ao longo da sexta-feira e durante o final de semana, com a predominância do sol em todas as regiões. Apenas no nordeste gaúcho, na serra e no litoral norte, além de partes da região metropolitana, ainda pode ocorrer algum chuvisco no amanhecer do sábado. Posteriormente, o tempo tende a firmar-se novamente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.