CNH não é mais obrigatória para quem estiver nesta seleta lista
Sabia que é possível dirigir sem ter que pagar os custos para conseguir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH)? Isso pode ser a realidade de muitos brasileiros, especialmente os que estão em situação de vulnerabilidade social.
Dessa forma, quem não dispõem de recursos para custear o processo para conseguir a CNH pode escolher outros meios. Lembrando que esse documento é necessário para qualquer pessoa que deseja conduzir veículos motorizados no Brasil.
Contudo, há alternativas de locomoção para as quais a CNH não é cobrada. Entre os meios de transporte que não exigem habilitação estão skates, bicicletas, patinetes elétricos e monociclos.
Assim, quem busca alternativas econômicas e eficientes para se deslocar no dia a dia pode escolher entre essas opções.
Quem deseja conduzir ciclomotores, veículos de duas ou três rodas com até 50 cc de cilindrada deve ter a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC). A ACC também exige que o condutor passe por testes teóricos e práticos.
A ACC é uma opção mais acessível, bem como direcionada para quem possui veículos de baixa potência, como “cinquentinhas”. O documento promove a legalidade, além da segurança na condução desses veículos mais leves.
Dirigir veículos sem CNH
É importante esclarecer que dirigir sem a CNH veículos que exigem este documento é uma infração gravíssima. A violação resulta em multa elevada, como também pontos na carteira do proprietário do veículo, caso não seja o condutor.
Essa penalidade inclui ainda a retenção do veículo até que um motorista habilitado possa assumir a direção. A CNH é obrigatória para caminhões, carros, motocicletas e outros veículos motorizados.
Carteira Nacional de Habilitação gratuita
O programa CNH Social oferece a possibilidade de obter a CNH sem pagar nada. O programa atende indivíduos de baixa renda.
A CNH Social está disponível em vários estados brasileiros, incluindo:
- Bahia;
- Ceará;
- Rio Grande do Sul;
- Paraíba;
- Pernambuco;
- Roraima;
- Espírito Santo;
- Rio Grande do Norte;
- Distrito Federal;
- Amazonas;
- Maranhão;
- Goiás;
- Minas Gerais.