Concurso Redação de Cartas: estudantes de 15 anos de idade podem se inscrever
O Brasil abre as portas para a criatividade e a expressão escrita dos jovens com o início das inscrições para o 53º Concurso Internacional de Redação de Cartas. Voltado para estudantes com até 15 anos, tanto de escolas públicas quanto privadas, este concurso é uma iniciativa dos Correios em parceria com o Ministério das Comunicações (MCom). As inscrições vão até o dia 22 de março.
Este ano, o desafio proposto é “Escreva uma carta para as futuras gerações sobre o mundo que você gostaria que elas herdassem”, estimulando os jovens escritores a refletirem sobre sustentabilidade, paz, inclusão e tantos outros valores essenciais para a construção de um futuro melhor.
Projetos como esse são para estimular a reflexão e a expressão através da escrita entre os jovens. Além de desenvolver habilidades linguísticas importantes, os participantes têm a chance de entender e discutir questões globais, tornando-os mais conscientes do mundo ao redor. Para as escolas, é uma excelente oportunidade de incentivar a criatividade e a participação ativa dos alunos em competições que transcendem as fronteiras nacionais.
Como funciona o concurso
O Concurso Internacional de Redação de Cartas é dividido em três etapas: escolar, estadual e nacional. As melhores redações de cada estado avançam para a etapa nacional, da qual emergem três finalistas. A obra mais destacada desta fase representa o Brasil na competição global, organizada pela União Postal Universal (UPU).
O premiado nacional leva um prêmio de R$ 10 mil em dinheiro, além de garantir R$ 10,5 mil para sua escola, incentivando não apenas a participação individual, mas também o envolvimento institucional no processo criativo.
Na última edição, em 2023, foram 2.482 cartas encaminhadas, sendo 1.309 escolas participantes. Destas, 397 eram de particulares e 912, públicas. O Brasil ganhou menção honrosa com a carta de Edinayana Costa Sarmento, aluna da escola pública C.E. EM Presidente Fernando Henrique, de Monte Alegre, no Pará. A carta vencedora da etapa internacional foi de uma estudante do Quênia.
Para obter mais informações acesse a página do concurso no site dos Correios.