Golpe da Maquininha no Carnaval: saiba como se proteger
Com a expectativa de mais de 5 milhões de pessoas previstas para participar do Carnaval de Belo Horizonte neste ano, o Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais emitiu um alerta para evitar o aumento de golpes, em particular o chamado “golpe da maquininha”.
Este tipo de fraude, também conhecido como golpe do cartão trocado, ocorre quando um vendedor desonesto, geralmente um ambulante, observa o consumidor digitar a senha no terminal de cartão e, sem que a vítima perceba, troca o seu cartão por outro. Com o cartão e a senha em mãos, o fraudador realiza diversas compras antes que o titular perceba a troca.
Dicas para não cair no golpe
O Procon-MG salienta algumas dicas para garantir maior segurança e evitar cair neste tipo de golpe durante as festividades. As medidas incluem desativar funções do cartão para compras online e pagamento por aproximação, tomar cuidado ao digitar a senha em terminais de cartões, manter o cartão sempre em vista durante a transação e verificar sempre se o cartão que está recebendo de volta é realmente o seu.
Recomendações adicionais
Além disso, é importante sempre confirmar no visor do terminal se o preço cobrado está correto e, caso o visor esteja embaçado, quebrado ou se o valor não aparecer, não digitar a senha.
Outro sinal de alerta é se o vendedor trocar a máquina durante a transação. Neste caso, o Procon recomenda desistir da compra e procurar outro vendedor.