CPF na nota aumenta Score da Serasa? Saiba a verdade
O Serasa, serviço brasileiro de proteção ao crédito, desmentiu a informação de que a inclusão do CPF na nota fiscal poderia aumentar a pontuação de score do consumidor. Esta pontuação, conhecida como Score Serasa, é um índice utilizado pelos bancos para aprovar ou recusar solicitações de crédito.
A informação errônea circulava principalmente nas redes sociais, onde se afirmava que a prática de adicionar o CPF na nota fiscal seria uma indicação de regularidade fiscal e, consequentemente, aumentaria a pontuação do consumidor. Em resposta, o Serasa esclareceu em comunicado oficial que o score do consumidor só aumenta através de outros métodos.
Como aumentar o Score Serasa
Os métodos para aumentar o Score passam pelo controle e disciplina financeira. Entre as principais recomendações do Serasa, estão: manter as contas em dia, evitar dívidas desnecessárias, manter prazos de vencimento e pagamentos de cartões de crédito sob vigilância constante, não atrasar pagamentos de empréstimos e evitar ao máximo o uso do cheque especial.
Além disso, manter atualizados os dados cadastrais no Serasa e abrir o Cadastro Positivo, que conta hoje com mais de 11 milhões de brasileiros, pode contribuir para um aumento no Score, já que as informações nele contidas são usadas para formar o histórico de crédito do consumidor e, consequentemente, ajudam a aumentar a pontuação.
CPF na nota fiscal e seus benefícios
Apesar da inclusão do CPF na nota fiscal não interferir no aumento do Score, é válido destacar que esta prática traz outros benefícios. Uma delas é a chance de receber parte do imposto de volta através de programas de governos estaduais.
No caso do estado de São Paulo, por exemplo, a Nota Fiscal Paulista devolve até 30% do ICMS efetivamente recolhido pelo estabelecimento a seus consumidores. Há, inclusive, sorteios mensais que podem chegar ao prêmio máximo de R$ 1 milhão. O importante é estar ciente que, embora a prática traga benefícios, o aumento do Score no Serasa não está entre eles.