Enem dos Concursos: aprenda a selecionar os blocos temáticos
O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) liberou oito editais referentes a diferentes áreas de atuação. Os candidatos têm a opção de se inscrever em apenas um deles. A seleção disponibiliza um total de 6.640 vagas, todas divididas pelas oito áreas especificadas nos editais. Uma novidade que convém destacar é que os inscritos podem concorrer a quantos cargos quiserem dentro da área escolhida, pagando apenas uma taxa de inscrição.
Especialistas consideram que a dinâmica de escolha dos cargos irá influenciar diretamente nas chances de aprovação dos candidatos, uma vez que estes podem focar em suas vocações e perfis profissionais, sem que a escolha esteja restrita unicamente à sua formação.
Como escolher a área e os cargos no CPNU
Na hora da inscrição, o candidato deve optar por uma área temática e selecionar os seus cargos de interesse, estipulando-os por ordem de preferência. Aqueles que já efetuaram a inscrição têm até o dia 9 de fevereiro para fazer alterações no site oficial do CPNU.
Existe alguma restrição para se candidatar a alguma área?
Sim, existem restrições. Algumas áreas exigem formação específica, enquanto outras aceitam inscrições de pessoas com formação em qualquer área de conhecimento. Os candidatos precisam buscar informações sobre a quantidade de vagas e salários antes de fazer a escolha, afirma Victor Dalton, fundador do Direção Concursos.
Mais informações sobre o CPNU
É importante notar que as disciplinas necessárias para cada área possuem pesos diferentes na hora de compor a nota final. Logo, você deve escolher os cargos baseando-se nos eixos de maior peso para suas habilidades, explica Eduardo Cambuy, especialista em aprendizagem.
Além disso, algumas carreiras exigem avaliação de títulos. Nesses casos, diplomas de pós-graduação, mestrado e doutorado contarão pontos para a nota final do candidato.