Quais concursos públicos os inscritos do Bolsa Família podem participar
Todos os anos, centenas de concursos públicos são realizados em todo território nacional, oferecendo uma oportunidade de ouro para milhares de pessoas que almejam mudar de vida e, de quebra, garantir sua segurança financeira.
Neste sentido, se engana quem pensa que os certames mais badalos não podem ser prestados por qualquer cidadão, na realidade, é muito pelo contrário. Pegamos por exemplo os brasileiros que são contemplados pelo Bolsa Família, um dos principais programas de cunho social do Governo Federal.
Como bem sabemos, a iniciativa governamental é destinada para os brasileiros que se encontram em situação financeira delicada, ajudando-os com uma pensão mensal para suprir suas necessidades básicas, como alimentação, saúde e educação. Sendo assim, os mais de 21 milhões de segurados do programa, se assim desejarem, podem reservar parte da quantia recebida para investir nos estudos e, consequentemente, participar de um processo seletivo.
Apesar de grande parte dos segurados agraciados pelo Bolsa Família não terem ensino superior, uma vez que foram impedidos de ingressar em uma universidade devido a questões pessoais/familiares e econômicas, diversos concursos públicos abrangem o nível de escolaridade básico e médio. Ou seja, por meio destes certames, o beneficiário do programa pode, no futuro, alavancar a sua carreira. Pensando nisso, nesta matéria, separamos algumas dicas de como se preparar para este tipo de processo seletivo.
Preparação é a chave para o sucesso
- 1. Não espere a liberação do edital para começar a estudar
Apesar de parecer uma dica estranha, ela é muito comum para quem já está prestando concurso há algum tempo. Sendo assim, acompanhe as previsões de editais de certames e comece a se preparar com antecedência. Caso tenha uma seletiva específica em mente, dedique-se aos conteúdos que são comuns em concursos da mesma área.
- 2. Faça provas de edições anteriores
Independentemente de ter ou não o edital em mãos, fazer provas das edições passadas é uma boa prática de estudo, sem custo, e que te prepara para os exercícios que você vai encontrar no certame. Assim, você fica mais familiarizado não só com o conteúdo em si, mas também com a forma como os temas são cobrados. Logo, sendo concurseiro de primeira viagem ou não, essa é uma estratégia eficiente para todos que buscam a tão sonhada aprovação.
- 3. Pesquisa sobre a banca do concurso
Além de fazer os exercícios das provas passadas, saber o nome das bancas e qual o perfil de prova que elas aplicam é quase tão importante quanto dominar o conteúdo. No Brasil, 5 bancas são consideradas as “principais”. São elas: Fundação Carlos Chagas, Cesgranrio, Cespe, FGV e Vunesp.
- 4. Divida seu tempo de estudo entre leituras, exercícios e revisões
Essa é uma das melhores formas de absorver conhecimento para concursos. Muitos estudantes não mantêm um ritmo de revisão constante e, por conta disso, acabam esquecendo conteúdos importantes. Ao organizar seu tempo de estudo, não se esqueça de dedicar alguns períodos para revisões e desenvolvimento de exercícios.
- 5. Estude sozinho ou faça um cursinho
Caso esteja voltando a estudar agora, pode ser interessante fazer algumas aulas em um cursinho especializado, uma vez que isso pode te ajudar a entrar no ritmo novamente. Agora, se você já estuda, tente criar a sua própria rotina com a ajuda de aplicativos para organizar seus estudos.