O Santo do dia 23/03, celebramos a vida e a santidade de um dos mais notáveis membros da comunhão dos santos: São Turíbio de Mongrovejo. Quem é o santo do dia e qual é a sua história? Neste texto jornalístico, mergulharemos nas páginas da vida e na devoção desse santo ou santa, cujo legado continua a iluminar o caminho da fé para milhões ao redor do mundo. Acompanhe-nos nesta jornada de descoberta e inspiração, enquanto exploramos os feitos e a espiritualidade que tornam São Turíbio de Mongrovejo digno de ser lembrado e celebrado neste dia especial.
São Turíbio de Mongrovejo
Nascido em 1538, na cidade de Majorca de Campos, Leon, na Espanha, Turíbio Alfonso de Mongrovejo veio ao mundo em uma família nobre e rica. Sua formação incluiu estudos em renomadas cidades espanholas como Valadolid, Salamanca e Santiago de Compostela, onde se graduou em Direito. Como membro da Inquisição, demonstrou desde cedo uma conduta marcada pela honestidade e justiça.
A reviravolta em sua vida aconteceu quando, por indicação do rei Felipe II da Espanha, o Papa Gregório XIII o nomeou Arcebispo da América Espanhola. Em 1580, Turíbio foi sagrado Arcebispo de Lima, no Peru, após um processo que envolveu a recepção de todas as ordens sagradas de uma só vez, incluindo a ordenação sacerdotal.
Ao chegar em Lima, em 1581, ficou chocado com a miséria espiritual e material enfrentada pelos índios locais. Comprometido com sua causa, dedicou-se a aprender a língua nativa e a defender os direitos dos nativos contra a exploração dos colonizadores europeus.
Sob a liderança de Turíbio, diversas comunidades foram organizadas em sua vasta diocese, e ele convocou assembleias e sínodos para promover a evangelização. Seu trabalho incansável resultou na realização de dez concílios diocesanos e três concílios provinciais, estabelecendo uma estrutura essencial para a Igreja Católica na América espanhola.
Destacam-se também suas contribuições para a formação de santos, tendo crismado três peruanos que mais tarde foram canonizados: Santa Rosa de Lima, São Francisco Solano e São Martinho de Porres. Além disso, fundou o primeiro seminário nas Américas, preparando assim o terreno para o crescimento e a consolidação da fé católica na região.
A generosidade e o desapego de São Turíbio foram evidentes até seus últimos momentos, quando doou todas as suas roupas, inclusive as que cobriam seu próprio corpo, aos necessitados. Faleceu em 23 de março de 1606, na cidade de Sanã, no Peru, deixando um legado de fé, justiça e compaixão.
Canonizado em 1726 pelo Papa Bento XIII, São Turíbio de Mongrovejo é celebrado como o apóstolo e padroeiro do Peru, um exemplo de dedicação ao serviço de Deus e dos mais necessitados.