O Santo do dia 15/03, celebramos a vida e a santidade de um dos mais notáveis membros da comunhão dos santos: São Clemente Maria Hofbauer. Quem é o santo do dia e qual é a sua história? Neste texto jornalístico, mergulharemos nas páginas da vida e na devoção desse santo ou santa, cujo legado continua a iluminar o caminho da fé para milhões ao redor do mundo. Acompanhe-nos nesta jornada de descoberta e inspiração, enquanto exploramos os feitos e a espiritualidade que tornam São Clemente Maria Hofbauer digno de ser lembrado e celebrado neste dia especial.
São Clemente Maria Hofbauer
Nascido em 1751, em Tasswitz, na República Tcheca, São Clemente Maria Hofbauer teve uma jornada notável que o levou de padeiro a missionário e santo, sendo venerado no dia 15 de março.
Filho de uma família simples e pobre, Hofbauer recebeu o nome de Clemente ao se tornar eremita, embora seu batismo o identificasse como João. Após a morte do pai, foi forçado a aprender o ofício de padeiro, interrompendo os estudos de latim. Sua vida tomou um novo rumo quando, em 1770, duas senhoras em Viena se ofereceram para financiar seus estudos.
Em 1771, iniciou sua busca espiritual, tornando-se eremita em Tivoli. Contudo, a vida monástica foi interrompida, e ele retornou à panificação. Concluiu estudos de Filosofia com a ajuda das benfeitoras, mas sentiu que seu caminho era outro. Em 1784, após uma peregrinação à Itália, Hofbauer e um amigo ingressaram na vida religiosa em Roma, professando votos em 19 de março, dia de São José.
O Santo Rosário era sua oração predileta desde a infância, desenvolvendo uma profunda devoção à Virgem Maria. Seu apostolado o levou à Polônia, onde acolheu órfãos, enfrentando perseguições políticas e eclesiásticas. Expulso do país, retornou a Viena, onde viveu até sua morte em 15 de março de 1820, dedicando-se aos doentes e resistindo às adversidades.
São Clemente Maria Hofbauer, primeiro redentorista fora da Itália, é lembrado como um fervoroso propagador da fé, enfrentando desafios e perseguições. Sua canonização ocorreu em 1909, reconhecendo-o como padroeiro de Viena e dos padeiros, uma homenagem à sua humilde origem.
Em suas últimas palavras, Hofbauer expressou seu desejo de inspirar o amor por Deus e zelo missionário. Que sua história nos motive a buscar e anunciar o Reino de Deus, nutrindo uma profunda relação com a oração e especial amor por Nossa Senhora.
“Jesus, que concedestes a este teu amigo São Clemente Maria, tamanho amor por Ti e zelo missionário, infundi em nossos corações essa mesma disposição para buscar e anunciar o Reino de Deus nesta terra. Dai-nos um profundo desejo pela oração e amor especial pela Santíssima Virgem Maria, para que assim um dia possamos adentrar na Glória Eterna. Amém.”