Saiba como conferir seu lote residual do Imposto de Renda

Neste ano de 2025, a Receita Federal do Brasil está liberando um lote significativo de restituições do Imposto de Renda, beneficiando um total de 279.500 contribuintes. O valor total a ser distribuído é de R$ 339,6 milhões. Desse montante, R$ 180,2 milhões são destinados a contribuintes que têm prioridade no recebimento, como idosos e pessoas com deficiência.

Para garantir que todos os contribuintes recebam suas restituições de forma eficiente, a Receita Federal disponibiliza várias ferramentas para consulta e retificação de declarações. Isso inclui o uso de plataformas digitais, como o e-CAC, e aplicativos móveis que facilitam o acesso às informações sobre a situação da declaração e a liberação das restituições.

Quem tem prioridade na restituição do Imposto de Renda?

Entre os contribuintes prioritários, estão incluídos:

  • 4.284 idosos acima de 80 anos;
  • 25.283 contribuintes entre 60 e 79 anos;
  • 3.820 pessoas com deficiência física ou mental ou moléstia grave;
  • 9.502 contribuintes cuja maior fonte de renda é o magistério;
  • 204.798 contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição via PIX.

Além desses, outros 31.813 contribuintes que não se enquadram nos critérios de prioridade também receberão suas restituições neste lote.

Como fazer a consulta da restituição

Para consultar a situação da restituição, os contribuintes podem acessar o e-CAC, o Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal. Através dessa plataforma, é possível verificar o extrato de processamento da declaração e identificar eventuais pendências que possam impedir o pagamento da restituição.

Além disso, a Receita Federal oferece um aplicativo para tablets e smartphones, permitindo que os contribuintes consultem diretamente as informações sobre a liberação das restituições e a situação cadastral do CPF.

O que fazer se a declaração cair na malha fina?

Ao realizar a consulta, é possível identificar se a declaração caiu na chamada “malha fina”. Para isso, o contribuinte deve acessar o extrato do Imposto de Renda no e-CAC e selecionar a opção “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”. Na aba “Processamento”, escolha “Pendências de Malha” para verificar se há alguma inconsistência na declaração.

Se houver pendências, é necessário corrigi-las ou apresentar comprovações para que a restituição seja liberada. O acesso ao extrato do IR requer um código de acesso gerado na página da Receita Federal ou um certificado digital.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.