Com a chegada de fevereiro, é possível economizar nas compras do mês ao priorizar frutas, hortaliças e legumes da estação. Essa prática não apenas contribui para a redução de gastos, mas também permite desfrutar de produtos mais bonitos, frescos e saborosos, graças às condições climáticas influenciadas pelo verão.
Thiago de Oliveira, coordenador da seção de economia da Ceagesp, destaca que a autonomia no desenvolvimento de algumas espécies durante o mês de fevereiro, impulsionada pelo verão, resulta em produtos mais acessíveis. Além disso, a naturalidade desses alimentos contribui para custos menores aos agricultores, mesmo em cenários onde não são utilizados agrotóxicos.
Entre as opções para consumir e economizar em fevereiro, destacam-se:
- Abacate: Rico em ômega 3, ácido fólico e magnésio, o abacate é produzido em grande quantidade em São Paulo, sendo indicado para estimular a memória, melhorar a concentração e prevenir depressão e Alzheimer.
- Abobrinha: Originária das Américas, a abobrinha, colhida verde, é baixa em calorias, favorecendo a digestão e oferecendo benefícios em dietas. É rica em sais minerais, fibras e vitamina A.
- Acerola: Maior produtor, consumidor e exportador da acerola, o Brasil se destaca com essa fruta rica em vitamina C, auxiliando na imunidade e no combate ao envelhecimento.
- Alface: Cultivada em todas as regiões, a alface é rica em fibras, nutrientes e cálcio. Suas folhas saborosas são importantes na prevenção de câncer de boca e pulmão.
- Limão-taiti: Com casca verde e textura lisa, esse limão sem sementes é suculento e utilizado na culinária como tempero, em bolos, sucos e caipirinhas.
- Maçã: Produzida em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais e São Paulo, a maçã, suculenta e adocicada, oferece benefícios à saúde, reduzindo doenças cardíacas e fortalecendo o sistema imunológico.
- Pepino: Com baixo teor calórico, o pepino é rico em minerais como cálcio e potássio, auxiliando na saúde óssea e na eliminação de toxinas.
- Repolho: Encontrado nas cores verde e roxa, o repolho, resistente a ambientes quentes, é rico em vitaminas do complexo B, E e K.
- Rúcula: Originária do Mediterrâneo, a rúcula, de sabor picante, é rica em betacaroteno, vitamina C, potássio, ferro e zinco, sendo indicada por nutricionistas pelas propriedades diuréticas e digestivas.
- Tomate: Produzido em todas as regiões do Brasil, o tomate, com licopeno e fibras, contribui para o combate ao câncer de mama e ovário, além de prevenir doenças cardíacas.
Ao escolher esses alimentos durante fevereiro, além da economia, os consumidores podem aproveitar o melhor da sazonalidade, garantindo qualidade e frescor em suas refeições.