As recentes estatísticas revelam um aumento significativo nas vendas de etanol hidratado nas usinas paulistas, com um crescimento expressivo de 31,4% na última semana em comparação com o período anterior, alcançando o maior volume registrado na safra 2023/24.
Esse incremento notável é atribuído à necessidade de reposição de estoques e à atratividade do biocombustível nas bombas, o que incentivou as distribuidoras a adquirirem quantidades substanciais de etanol hidratado.
De acordo com especialistas do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a perspectiva de um aumento no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre gasolina, diesel e biodiesel, programado para entrar em vigor no próximo mês, também desempenhou um papel significativo no aumento das compras antecipadas do biocombustível pelas unidades.
Durante a semana de 15 a 19 de janeiro, o Indicador Cepea/ESALQ do etanol hidratado em São Paulo fechou em R$ 1,9012 por litro (liquido de ICMS e PIS/Cofins), refletindo um aumento de 3,14% em relação à semana anterior. Enquanto isso, o indicador para o etanol anidro atingiu R$ 2,1067 por litro (líquido de PIS/Cofins), registrando um acréscimo de 2,48%.