A Ambev conquistou o prestigiado selo de Certificação Orgânica de Produção Primária Vegetal (PPV) para seu cultivo de guaraná na Fazenda Santa Helena, localizada em Maués, Amazonas. Emitido pelo IBD, principal certificadora de produtos orgânicos da América Latina, esse selo representa um reconhecimento global da qualidade e práticas sustentáveis adotadas na produção.
A Fazenda Santa Helena, onde são cultivados os frutos que compõem o Guaraná Antarctica, adota práticas agrícolas voltadas à regeneração ambiental. As pequenas áreas de cultivo estão integradas à mata nativa, e são empregados insumos naturais, seguindo estritamente as normas da produção orgânica.
A transição do cultivo convencional para o orgânico é um processo que demanda tempo, podendo levar até três anos para se adequar às exigências dos mercados globais. Miriam Frota, gerente agrônoma da Fazenda Santa Helena, ressalta a importância desse processo, garantindo o uso exclusivo de produtos naturais em conformidade com a legislação da produção orgânica.
O impacto social também é evidente nesse contexto. Cerca de mil famílias locais são beneficiadas pelas oportunidades geradas na fazenda. O guaraná é não apenas uma cultura agrícola, mas um símbolo cultural profundamente enraizado em Maués. Portanto, investir na sustentabilidade da região é contribuir para uma agricultura que não apenas respeita o meio ambiente, mas também fortalece a comunidade local.
Além do cultivo orgânico de guaraná, a Ambev possui uma fábrica de extrato de guaraná em Maués desde os anos 1960, que também recebeu a certificação orgânica. Através da Aliança Guaraná de Maués, uma iniciativa liderada pela empresa, em parceria com outras instituições, foram promovidas ações para valorizar a cultura local e melhorar a qualidade de vida da população. Inicialmente apoiando 34 produtores locais na obtenção da certificação orgânica, hoje a iniciativa abrange mais de 100 produtores em Maués.