Encenar a Natividade de Jesus é uma tradição católica que se espalhou pelo mundo todo, assumindo formas e expressões de arte únicas. A quinta edição da exposição internacional “100 presépios”, que está sendo inaugurada nesta quinta-feira em Roma, é um belo exemplo disso.
Ali, os visitantes podem ver mais de 120 presépios de diversos países, incluindo Ucrânia, Hungria, Malta, Eslovênia, Eslováquia, Croácia, Taiwan, Venezuela e Guatemala. Muitos desses países estão representados por suas respectivas embaixadas na Santa Sé, que promoveram o eventos em seus territórios.
Os artistas usaram uma variedade de materiais, como jornais, tecidos, cortiça, madeira, cerâmica e terracota, para criar suas obras. Muitas vezes, as cenas da Natividade foram inspiradas pelas crises e desafios da vida contemporânea, como a guerra, a emergência climática e as tragédias dos migrantes no Mediterrâneo.
Como é a representação da Natividade em diferentes culturas?
Um dos presépios mais marcantes é o criado pela irmã Theodosia Polotniuk da Ucrânia, que ambientou a Natividade em um porão que remete a uma metalúrgica em Mariupol, uma cena que reflete os tempos de guerra. Outros presépios foram criados em resposta à crise climática e a tragédia da migração no Mediterrâneo, como o feito pela Fundação Romana Villa Maraini, uma casa de reabilitação para jovens viciados em drogas.
Além dos presépios criados por artistas internacionais, a exposição também conta com algumas obras produzidas por várias associações de presépios italianos.
Quando e onde acontece a exposição “100 presépios no Vaticano”?
A exposição está aberta ao público a partir de 8 de dezembro de 2022, e pode ser visitada até o dia 8 de janeiro de 2023. A entrada é gratuita, e é possível visitar o local das 10h às 19h30. Nos dias 24 e 31 de dezembro, no entanto, a exposição encerra mais cedo, às 17h.
Durante a exposição, voluntários do Dicastério para a Evangelização do Vaticano estarão presentes para ajudar os visitantes no que for necessário.
A cerimônia de abertura da exposição “100 presépios no Vaticano” será realizada por Dom Rino Fisichella, acompanhado de membros do Dicastério para a Evangelização. A cerimônia também será agraciada com a apresentação de canções de Natal tradicionais ucranianas e a participação da Banda Musical da Gendarmeria do Estado da Cidade do Vaticano.