Tenho a CNH, preciso fazer o Novo RG? Veja quem é obrigado a emitir o documento
A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que tem o CPF como número único de registro, já pode ser tirada em 24 estados brasileiros. Sua emissão é gratuita e o objetivo é que, no futuro, ela se torne um documento único.
A CIN pode incluir dados do SUS, do Bolsa Família, do INSS, do Número de Identificação Social (NIS) e da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), por exemplo.
O que tem de novo na CIN?
Antes o RG era emitido por cada estado, que tinha seu próprio padrão de emissão. Agora, a nova identidade passa a ter padrão nacional, o que a torna o documento com mais credibilidade no país, de acordo com o Governo Federal.
A CIN está disponível tanto no formato físico, quanto no digital, sendo incluída no aplicativo gov.br. O documento também conta com um QR Code que permite fácil checagem dos dados por órgãos públicos e privados.
Além disso, por estar em conformidade com regras internacionais e possuir o mesmo código usado nos passaportes, o novo RG pode ser aceito nos países em que o Brasil possui acordo de viagens como, por exemplo, os países do bloco do Mercosul. Nos demais países, a identificação do cidadão, por meio do passaporte, permanece obrigatória.
A CIN substitui o antigo RG?
O modelo antigo da Carteira de Identidade permanece válido até fevereiro de 2032, mas a nova CIN pode ser solicitada a qualquer momento nos órgãos de identificação responsáveis de cada Estado e do Distrito Federal.
Com isso, os brasileiros têm um bom tempo para se adaptar à nova identidade sem pressa, mas é recomendável fazer a migração mais cedo para evitar possíveis inconvenientes no futuro.
Quem deve emitir a CIN?
A emissão do novo modelo de RG é obrigatória para todos os cidadãos, independente da posse de outros documentos de identificação, como CNH ou passaporte, porém só será exigida para pessoas com menos de 60 anos a partir de 2032. Segundo informações do governo, até essa data não haverá obrigatoriedade de troca.
A emissão da nova Carteira de Identidade Nacional promete trazer mais segurança para os cidadãos brasileiros, integrando diversas informações em um único documento. Esteja atento aos prazos e normas para garantir que você esteja sempre dentro da legalidade e preparado para qualquer situação.