Marte é um planeta envolto em mistério e fascínio. Batizado com o nome do deus da guerra na mitologia romana, o planeta vermelho é o quarto do Sistema Solar e provoca curiosidade em cientistas e admiradores do espaço devido às suas semelhanças com a Terra. Mesmo possuindo atmosfera primariamente composta por dióxido de carbono, Marte abriga algumas características que despertam a possibilidade de uma eventual habitabilidade humana.
Dentre as tantas especulações e estudos que cercam Marte, apresentamos aqui as mais interessantes curiosidades. Estas vão desde o envio de sondas espaciais, a existência de água e as condições climáticas do planeta, até as investigações sobre possíveis vestígios de vida no passado. Acompanhe!
Curiosidades fascinantes sobre o planeta vermelho, Marte
A atmosfera em Marte é composta majoritariamente por dióxido de carbono (96%). Apesar dessa composição, Marte ainda possui condições climáticas que se assemelham às estações do ano na Terra. Mas, seria Marte um lugar habitável para nós? Abaixo, listamos algumas das principais curiosidades sobre esse intrigante planeta.
As estações do ano existem em Marte?
Sim, Marte possui estações do ano, devido à inclinação do seu eixo de rotação, proporcionando climas que se repetem periodicamente, muito similar ao que conhecemos na Terra.
Marte suporta a vida humana?
Surpreendentemente, de todos os planetas do Sistema Solar, Marte é o que apresenta maior potencial para acolher a vida humana. Diversas missões espaciais têm como objetivo investigar a existência de algum vestígio de vida no planeta e estudar profundamente seus aspectos geológicos, na tentativa de preparar o terreno para a exploração humana.
Desde a década de 1960, já foram enviadas 59 sondas a Marte, porém, apenas 20 alcançaram o sucesso e chegaram a operar adequadamente no planeta. Graças a essas sondas, podemos dispor de inúmeras imagens de Marte, contribuindo significativamente para o aprofundamento dos estudos sobre o planeta vermelho.
Como Marte foi nomeado?
Seguindo a tradição romana de nomear os planetas do Sistema Solar, Marte foi assim denominado devido à sua cor vermelha que se assemelha à cor do sangue, associando-o ao deus da guerra, Marte.
Existe água em Marte?
Existem evidências de água em Marte, tanto doce como salgada. No entanto, a atmosfera de Marte, que é pouco densa, dificulta a permanência de água na superfície do planeta. Há também água doce no planeta localizada em calotas polares e em forma de permafrost. A água líquida encontrada em Marte tem alta salinidade e surge quando a temperatura local excede -23°C.
O que sabemos sobre a vida em Marte?
Há especulações de que já existiu vida em Marte, provavelmente em forma de micróbios. As pesquisas apontam que o planeta era mais quente e com mais água no passado, aumentando a possibilidade de ter existido vida. A NASA encontrou em uma rocha de Marte, recolhida pelo rover Curiosity, substâncias essenciais para a vida, incluindo nitrogênio, hidrogênio, fósforo e carbono.
Hoje, além de abrigar sonhos e planos de exploração futura, Marte continua sendo objeto de estudo e curiosidade para a humanidade. Com suas características únicas e o potencial para trazer novas descobertas, o planeta vermelho ainda terá muito a nos revelar.