Solicite seu botijão de gás gratuito no CadÚnico antes que acabe
O Auxílio Gás é pago bimestralmente com base no último dígito do Número de Identificação Social (NIS), seguindo o mesmo calendário de depósitos do Bolsa Família.
O Vale Gás atende as famílias em situação de vulnerabilidade, permitindo que possam acessar esse recurso essencial para o preparo dos alimentos em muitas casas.
Para ter direito ao benefício em 2024 é indispensável que os interessados estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal.
Além disso, para receber o depósito do programa a renda familiar mensal deve ser de, no máximo, meio salário mínimo por pessoa, ou a renda familiar total não deve exceder três salários mínimos.
O programa tem como objetivo apoiar as famílias que mais precisam de assistência, por isso, estabelece critérios específicos para a priorização.
Dentre os grupos prioritários, estão as famílias que já são contempladas pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC), bem como famílias numerosas de baixa renda e famílias monoparentais lideradas por mulheres vítimas de violência doméstica.
Inscrição no Auxílio Gás
O Vale Gás não possui uma inscrição própria. Assim, para ter acesso ao benefício é necessário que os cidadãos de baixa renda estejam devidamente inscritos no Cadastro Único. Esse cadastramento pode ser realizado em postos de atendimento da assistência social dos municípios, como os CRAS.
Para isso, é necessário que o responsável familiar apresente seu CPF ou o seu título de eleitor. Além do Auxílio Gás, as famílias também podem ser atendidas por vários programas sociais, como:
- Minha Casa, Minha Vida;
- Tarifa Social de Energia Elétrica;
- Programas Cisternas;
- Carteira do Idoso;
- Aposentadoria para Pessoas de Baixa Renda;
- Telefone Popular;
- Identidade Jovem (ID Jovem);
- Isenção da taxa de inscrição do Enem;
- BPC – Benefício de Prestação Continuada;
- Auxílio Gás;
- Bolsa Família;
- Isenção de Pagamento da Taxa de Inscrição em Concursos Públicos;
- Crédito Instalação;
- Carta Social;
- Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti);
- Água para Todos;
- Serviços Assistenciais;
- Programa Brasil Alfabetizado;
- Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais/ Assistência Técnica e Extensão Rural;
- Programa Nacional de Reforma Agrária;
- Programa Nacional de Crédito Fundiário;
- Bolsa Verde (Programa de Apoio à Conservação Ambiental);
- Bolsa Estiagem.