SENAI abre 90 mil vagas para cursos gratuitos; confira as áreas
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (SENAI-SP) em parceria com grandes empresas do setor da tecnologia, como Google, Microsoft, Amazon, Oracle e Cisco, já conseguiu capacitar mais de 150 mil alunos na área de tecnologia da informação (TI). Lançado inicialmente como um projeto piloto em 2021, o programa viu um crescimento expressivo, levando ao desenvolvimento de um modelo educacional completo no ano seguinte.
Com o objetivo de responder à crescente demanda do mercado de trabalho por profissionais qualificados em TI, este programa disponibiliza atualmente mais de 25 mil vagas, com a previsão de abrir outras 65 mil até o final do ano. Até agora, os participantes têm a oportunidade de se inscrever em 76 cursos diferentes, distribuídos por 84 escolas no estado de São Paulo.
As áreas de formação incluem Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores, além de cursos de especialização em Desenvolvimento, Cloud, Inteligência Artificial, Ciência de Dados, Segurança Cibernética e Redes.
Como participar dos cursos de TI oferecidos pelo SENAI-SP
Para quem deseja aproveitar essa oportunidade única de qualificação, existem alguns pré-requisitos básicos: é necessário ter pelo menos 16 anos, completar o ensino fundamental e possuir conhecimentos prévios específicos, que variam de acordo com cada curso.
No caso das formações técnicas em Desenvolvimento de Sistemas e Rede de Computadores, os interessados devem ficar atentos à abertura dos processos seletivos para cursos técnicos, prevista para a segunda quinzena de abril.
Desde o seu lançamento, o programa tem registrado números impressionantes, com mais de 37 mil matrículas em 2022 e uma projeção de mais de 95 mil alunos matriculados até o final de 2023. Para 2025, o objetivo é ainda mais ambicioso: habilitar outros 85 mil alunos para atuação nas diversas áreas de tecnologia da informação.
Para aqueles que têm interesse em participar do programa ou desejam obter mais detalhes sobre os cursos disponíveis, as unidades do SENAI-SP são uma fonte de informações. Além disso, é possível visitar o site do SENAI-SP para consultar informações atualizadas sobre vagas, processos seletivos e pré-requisitos específicos para cada curso.