Seguro-Desemprego Web: saiba como solicitar o auxílio pela internet
Houve um importante avanço na gestão do seguro-desemprego no Brasil. Agora, é possível solicitar o benefício através dos canais digitais disponibilizados pelo Governo Federal. Essa facilidade visa melhorar o acesso ao serviço e agilizar o processo de requerimento.
O seguro-desemprego é um benefício da Seguridade Social que oferece assistência financeira temporária para trabalhadores formais que foram dispensados involuntariamente, ou seja, sem justa causa. Podem solicitar trabalhadores que cumpram os seguintes requisitos:
- Não possuem renda própria suficiente para a manutenção de sua família;
- Receberam salários de pessoa jurídica ou de pessoa física equiparada pelos períodos definidos em lei;
- Não recebem qualquer outro benefício previdenciário de prestação continuada, com exceção do auxílio-acidente, do auxílio suplementar e do abono de permanência em serviço.
Como solicitar o seguro-desemprego pela internet
O pedido de seguro-desemprego pode ser realizado através do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, disponível para sistemas Android e iOS, ou também por e-mail corporativo das Superintendências Regionais do Trabalho.
É possível acompanhar a liberação do seguro-desemprego diretamente no portal do governo ou pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. Desta maneira, o beneficiário pode estar sempre atualizado sobre o valor e a data de liberação de suas parcelas.
O trabalhador terá direito ao valor da parcela a cada trinta dias, desde que sejam cumpridos os critérios estabelecidos em lei.
O recebimento será feito na seguinte ordem, por meio de:
- Depósito em conta e banco informados pelo próprio trabalhador;
- Depósito em conta poupança de titularidade do trabalhador identificada na CAIXA;
- Depósito em conta poupança social digital da CAIXA;
- Terminais de auto-atendimento, lotéricas e casas de conveniência da CAIXA com o cartão cidadão;
- agências da CAIXA, com apresentação de documento de identificação e número de CPF.