Segurança Aquática: 5 Dicas Simples para Prevenir Afogamentos em Piscinas e Praias

Afogamentos são acidentes graves que podem ser prevenidos com a adoção de medidas simples de segurança e conscientização. O risco aumenta durante o verão, feriados e épocas de alta frequência em piscinas, rios e praias.

Aprenda 5 dicas cruciais para prevenir afogamentos:

  1. Supervisão Constante de Crianças: O afogamento em crianças ocorre em poucos segundos e em pouca profundidade. Nunca deixe crianças sozinhas ou sob a supervisão de outras crianças, mesmo em piscinas rasas. A supervisão deve ser ativa, sem distrações (como celulares).
  2. Sinalização e Respeito às Correntes: Em praias, obedeça às placas de sinalização e às bandeiras (vermelha indica perigo). Esteja atento a correntes de retorno (valas) – se for pego, não nade contra ela; nade paralelamente à praia até conseguir sair da corrente.
  3. Evite Álcool e Drogas: Nunca entre na água após consumir bebidas alcoólicas ou drogas. O álcool diminui a percepção de risco, a coordenação motora e a capacidade de reação em caso de emergência.
  4. Use Equipamentos de Segurança Adequados: Crianças e adultos que não sabem nadar devem usar coletes salva-vidas homologados. Boias de braço e flutuadores infláveis não são substitutos seguros para coletes.
  5. Aprenda Primeiros Socorros: Saber técnicas básicas de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) pode ser a diferença entre a vida e a morte nos momentos críticos após um resgate.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.