O Inmet (Instutito Nacional de Meteorologia) divulgou um alerta de seca e baixa umidade que pode afetar quase 10 milhões de famílias que fazem parte do BOlsa Família. Esse aviso alerta a população para a grave situação entre as 13h desta quinta (5) até as 17h.
Segundo o Inmet, a umidade relativa do ar deve ficar próxima de 12% em boa parte destas regiões, algo que liga o sinal de alerta para efeitos colaterais na saúde e bem-estar da população. Segundo a agência Brasil:
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta de grande perigo para baixa umidade em oito estados e no Distrito Federal. O aviso é válido para o período das 13h às 17h desta quinta-feira (5).
Alertas sobre grande perigo para a baixa umidade na região central do país estão sendo emitidos desde o último domingo (1º). No entanto, a área afetada pelo fenômeno meteorológico ampliou-se nos últimos dias indo para a direção ao norte.
“De acordo com o Inmet, nesta quinta-feira a umidade relativa do ar pode chegar a 12% em todo o Distrito Federal, quase todo o estado de Goiás (exceto o sul) e partes dos estados da Bahia (oeste do estado), Piauí (sul), Maranhão (sul), Tocantins (metade sul do estado, incluindo a capital), Mato Grosso (leste), São Paulo (área de divisa com Minas Gerais) e Minas Gerais (centro e leste do estado, incluindo a capital)”.
9,4 milhões do Bolsa Família nestes estados
Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Social, aproximadamente 9,4 milhões de famílias recebem o programa social nestes estados. Os dados do último mês indicaram:
- Distrito Federal – 180.164 famílias
- Goiás – 508.344 famílias
- Bahia – 2.456.516 famílias
- Piauí – 595.844 famílias
- Maranhão – 1.224.032 famílias
- Tocantins – 157.095 famílias
- Mato Grosso – 258.379 famílias
- São Paulo – 2.517.221 famílias
- Minas Gerais – 1.589.427 famílias
Ao total, o programa pagou 20,76 milhões de famílias no último mês.
A lista de cidades afetadas pode ser conferida no site do Inmet.
Recomendações
Entre os principais pontos, a recomendação é para que a população evite atividades físicas, exposição ao sol e bebidas diuréticas.
Todos devem caprichar na hidratação, bebendo muito líquido e utilizando hidrante para a pele. É recomendado que os ambientes passem, sempre que possível, por procedimentos de umidificação.