O Santo do dia 03/02, celebramos a vida e a santidade de um dos mais notáveis membros da comunhão dos santos: São Brás. Quem é o santo do dia e qual é a sua história? Neste texto jornalístico, mergulharemos nas páginas da vida e na devoção desse santo ou santa, cujo legado continua a iluminar o caminho da fé para milhões ao redor do mundo. Acompanhe-nos nesta jornada de descoberta e inspiração, enquanto exploramos os feitos e a espiritualidade que tornam São Brás digno de ser lembrado e celebrado neste dia especial.
São Brás
A história de São Brás é uma daquelas raras que atraem a profunda fé e a admiração popular. Ele é venerado com a mesma intensidade tanto no Oriente quanto no Ocidente ao longo dos séculos. Ainda hoje, mães aflitas recorrem à sua intercessão quando um filho engasga ou apresenta problemas de garganta. A bênção de São Brás é procurada principalmente por quem tem problemas nesta parte do corpo.
Um dos milagres atribuídos a ele é, inclusive, relacionado à garganta. Quando era levado preso para ser torturado, uma mãe caiu aos seus pés, pedindo que ele salvasse seu filho, que agonizava com uma espinha de peixe atravessada na garganta. São Brás rezou, fez o sinal da cruz sobre o menino e ele se levantou milagrosamente.
Quem foi São Brás?
Criado na Armênia, São Brás era médico, sacerdote e muito generoso com os pobres e cristãos perseguidos, o que lhe valeu ser nomeado bispo de Sebaste no século três. Ele abandonou o bispado e se isolou na caverna de uma montanha para fugir de perseguições, mas mesmo assim, foi descoberto, capturado e morreu mártir sob as ordens do imperador Licínio, em 316.
Muitas tradições envolvem seus milagres, graças e seu suplício. Sua fama de santidade se espalhou por todo o mundo ainda enquanto vivia, e sua morte foi impressionante. O corpo do santo mártir ficou guardado na sua cidade natal que,[…]
Qual a relevância de São Brás na Igreja Católica e Ortodoxa?
Sua missão de auxílio e sua capacidade de realizar milagres marcaram a história das igrejas Católica e Ortodoxa. De acordo com registros históricos, após realização de uma breve oração, São Brás foi capaz de retirar um espinho da garganta de uma criança. Tal feito fez com que ele fosse consagrado como o padroeiro das doenças da garganta.
No dia de sua celebração, 3 de fevereiro para a igreja Católica e 11 de fevereiro para a igreja ortodoxa, nas cidades da Espanha, Ribeira Brava, Arco da Calheta, Calheta, e algumas da América Latina, as mães levam seus filhos para receberem a bênção na garganta, uma prática que tem perdurado por séculos.