A Santa do diz 10/01, celebramos a vida e a santidade de um dos mais notáveis membros da comunhão dos santos: Santa Léonie Aviat. Quem é o santo do dia e qual é a sua história? Neste texto jornalístico, mergulharemos nas páginas da vida e na devoção desse santo ou santa, cujo legado continua a iluminar o caminho da fé para milhões ao redor do mundo. Acompanhe-nos nesta jornada de descoberta e inspiração, enquanto exploramos os feitos e a espiritualidade que tornam Santa Léonie Aviat digna de ser lembrado e celebrado neste dia especial.
A vida e trabalho de Saint Léonie Aviat: Uma força na fé e na justiça social.
Nascida em 16 de setembro de 1844 em Sézanne, Marne, Reino da França, Léonie Aviat, que adotaria posteriormente o nome religioso Françoise de Sales, foi uma religiosa católica que, juntamente com Louis Brisson, fundou as Irmãs Oblatas de São Francisco de Sales. Seu foco principal era ajudar aqueles que buscavam trabalho, tentando conciliar fé e trabalho como algo inseparável, levando a padrões de vida e de trabalho mais altos como um direito e parte das dignidades humanas.
A vida de Aviat foi marcada por diversas adversidades e desafios. Nascida em uma família de comerciantes, Theodore Aviat e Emilie Caillot, Léonie entrou para uma escola do convento da Ordem da Visitação de Santa Maria em Troyes em 1845, onde foi educada e recebeu orientação espiritual de Marie de Sales Chappuis (a superiora do convento) e do capelão Louis Brisson. Apesar da relutância inicial de seus pais, que desejavam que ela casasse com um rico homem, Léonie começou o caminho para a vida religiosa em 1866, logo após fazer uma retiro espiritual para discernir seu futuro.
Qual foi o impacto de Léonie Aviat na sociedade de sua época?
A vinda da Revolução Industrial e das mudanças sociais foi bastante perceptível. Brisson estava preocupado com os homens e mulheres que haviam se mudado das áreas rurais para as cidades industrializadas para encontrar trabalho em fábricas e tecelagens. Essas pessoas muitas vezes não tinham casa, o que o levou a considerar a criação de uma nova congregação religiosa para ampará-las.
Sua preocupação encontrou eco em Léonie, que decidiu ajudá-lo nessa empreitada. Em 30 de outubro de 1868, ela fundou as Oblatas Irmãs de São Francisco de Sales, com a principal missão de promover a educação de jovens moças e criar abrigo para os desabrigados. Léonie serviu duas vezes como Superiora Geral da ordem e estabeleceu escolas paroquiais e um internato feminino em Paris.
Como a vida de Léonie influencia nos dias de hoje?
A vida e obra de Léonie Aviat são capazes de inspirar muitas pessoas em nosso tempo, mesmo quase um século depois de sua morte. Sua fidelidade ao chamado que Deus lhe fez e sua coragem diante das adversidades podem servir de exemplo para todos nós. A obra que ela iniciou tem um impacto direto e transformador na vida de muitas pessoas, principalmente das mais necessitadas.
A canonização de Léonie Aviat em 25 de novembro de 2001, pelo Papa João Paulo II, ratifica e reconhece oficialmente o exemplo de vida dessa santa, que é hoje patronesse do sudoeste de Marne, Aube e Sézanne e co-patronesse da ordem que fundou.
Em honra a Léonie, a academia de Mount Aviat em Childs, fundada por sua ordem em 1960, leva o seu nome. Em Manta, no Equador, a Unidade Educacional Leonie Aviat foi criada após a ordem fundir duas instituições – a Santa Esperanza School No. 2 e a Frances de Sales Aviat College.